AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Quase 70% dos desempregados não recebem subsídio

Há muitos mais desempregados que não recebem qualquer subsídio de desemprego do que aqueles que efectivamente usufruem deste apoio social. Os dados foram revelados esta semana.

Quase 70% dos desempregados não recebem subsídio
Dados do INE são preocupantes
  • Há muitos desempregados que não estão inscritos nos centros de empregos.

O número de desempregados que é noticiado, nem sempre corresponde verdadeiramente à realidade. Isto porque sabe-se agora que três em cada dez pessoas que não têm trabalho, não estão inscritos nos centros de emprego. Estes dados são oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelam que só no primeiro trimestre deste ano, existiam 688,9 mil desempregados contabilizados pelo INE, sendo que apenas 223,5 mil estavam efectivamente a receber subsídio de desemprego. 

Estes dados facultados ao DN/Dinheiro Vivo pelo INE e que chegam agora a público revelam que, de facto, 68% dos desempregados não estão a receber este apoio social, o que acaba por ser preocupante, uma vez que é um número tão elevado.

Já nos primeiro e segundo trimestres, os dados eram diferentes. “No primeiro trimestre deste ano, quando o número total de desempregados ascendia a 788,1 mil, estavam à procura de emprego e inscritos nos centros de emprego 557,7 mil pessoas. Destes, 298,4 mil (53,5%) declararam não receber qualquer subsídio de desemprego. No trimestre seguinte, estavam nesta situação 287 mil pessoas e no trimestre terminado em Setembro eram 251,2 mil (ou seja, 52,9% dos inscritos)”.

Em jeito de término, é também importante ressalvar que três em cada dez desempregados não continuam a ligação ao centro de emprego, o que faz com que deixem de ser contabilizados no universo daqueles que estão inscritos no IEFP.


Veja também: