Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
08 Fev, 2024 - 15:25

Quinta da Regaleira: descida mítica a um conto de fadas

Mónica Carvalho

De espírito romântico e ambiente idílico, a Quinta da Regaleira localiza-se em pleno Centro Histórico de Sintra. Um espaço mágico e místico.

palácio da quinta da regaleira

A Quinta da Regaleira é um sonho tornado realidade e constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia, idealizada por António Augusto Carvalho Monteiro e projetada pelo arquiteto e cenógrafo Luigi Manini.

O fundador era detentor de uma fortuna prodigiosa, o que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões e dono de um espírito científico, de elevada cultura geral e rara sensibilidade.

Só mesmo uma mente curiosa e filantrópica assim poderia ser capaz de dar vida a um cenário que mais parece retirado do nosso imaginário, algo que só estamos habituados a ver nos contos infantis.

Tudo foi pensado ao pormenor e tudo se conjuga na perfeição, criando uma sensualidade e romantismo inebriantes que apaixonam a cada instante. Do tipo de arquitetura, à arte que encontramos no palácio, aos encantadores jardins, sem esquecer a capela: as diferentes edificações da Quinta da Regaleira convivem pacificamente e foram cenicamente concebidas para simular um Éden nos tempos modernos, enquadrado no estilos neo-manuelino e renascentista.

Nesse sentido, visitar a Quinta da Regaleira, em Sintra, é entrar num universo imaginário, mas tão real, que não vai querer de lá sair.

Adquirida em março de 1997 pela Camara Municipal de Sintra, a Quinta é, atualmente, a sede social da Fundação CulturSintra, e aí decorre um vasto programa de conservação e recuperação patrimonial e de atividades turísticas e culturais.

Quinta da Regaleira: um mundo mágico

Poderá optar pela visita livre e seguir o mapa que lhe é dado, de modo a descobrir a quinta tranquilamente ao seu ritmo ou escolher uma visita guiada.

Independentemente disso, será seguramente surpreendido por cada canto e recanto, onde há pontos de paragem obrigatórios. Falamos, por exemplo, do Palácio, constituído por várias salas, que podem ser visitadas. Entre elas, a sala da caça, a sala da renascença, a sala do fumo, a sala dos reis e a sala da música são de uma beleza surpreendente.

Destaque ainda para a Capela da Santíssima Trindade que permite descer à cripta e conduz aos jardins, após uma escadaria em espiral.

O Palácio está, assim, envolvido por uma vegetação luxuriante, revelando uma sucessão de lugares cheios de magia e mistério. Por lá se vislumbram referências a momentos e figuras históricas e mitológicos, como Olimpo, Virgílio, Dante, Camões e até a missão templária da Ordem de Cristo.

O fantástico Poço Iniciático

O Poço Iniciático é, sem dúvida alguma, um dos mais misteriosos e fascinantes espaços da Quinta da Regaleira, acreditando-se o seu nome deriva do facto de ter sido usado em rituais de iniciação à maçonaria. Trata-se de uma galeria subterrânea, com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas.

Os nove patamares da escadaria são separados por lanços de 15 degraus cada, invocando referências a Dante e à sua Divina Comédia, havendo que sugira que podem representar os nove círculos do Inferno, do Paraíso ou do Purgatório.

No fundo o poço encontra-se embutida, em mármore, uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária, em tudo semelhante à da Ordem Rosacruz. Refira-se que é na Divina Comédia de Dante que pela primeira vez é exposta esta ordem…

O Poço Iniciático da Quinta da Regaleira está ligado por vários túneis e galerias a outros pontos da propriedade, como a Entrada dos Guardiães, o Lago da Cascata ou o Poço Imperfeito. Uma visita absolutamente a não perder.

Poço da iniciação na Quinta da Regaleira
O famoso e misterioso poço iniciático na Quinta da Regaleira

Muito por onde andar

Como já lhe dissemos, além do Palácio poderá visitar vários pontos, nomeadamente, Casa da Renascença, Patamar dos Deuses, Capela, Estufa, Gruta do Labirinto, Lago, Loggla, Casa dos Ibis, Gruta de Leda, Torre da Regaleira, Fonte da Abundância, Oficina das Artes, Zigurate, Lago da Cascata, Patamar do Ténis, Gruta do Oriente, Aquário, Portal dos Guardiães, Poço Imperfeito, Poço Iniciático e Gruta da Virgem.

Para poder desfrutar melhor deste passeio, então, use vestuário e calçado confortáveis, sem esquecer um agasalho porque a serra de Sintra é conhecida por ser um local mais frio.

Naturalmente quererá tirar algumas fotografias, e poderá fazê-lo desde que com algumas limitações. Dentro do palácio não são permitidas fotos com flash e, além disso, não é permitido filmar, usar tripé ou drones.

Não é permitido fumar, nem estar acompanhado de animais e até os carrinhos de bebé poderão ser impedidos de circular dentro de alguns dos espaços da Quinta da Regaleira.

Quanto a comes e bebes, também são proibidos, exceto na cafetaria disponível para esse efeito.

Serviços disponíveis na Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira conta com um serviço de guias, uma cafetaria/restaurante com uma agradável esplanada e uma loja. Assim, desenvolvem-se atualmente projetos para um centro de documentação e uma biblioteca, bem como para ateliers pedagógicos nas áreas da educação ambiental e cultural.

De igual modo, a Quinta da Regaleira dispõe de vários espaços no exterior e no interior do Palácio que podem ser disponibilizados para a realização de reuniões e de outros eventos de carácter sócio-cultural.

Bilhetes para a Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira encerra 1 hora após a última entrada. Por sua vez, o Palácio, a Capela e eventuais espaços expositivos encerram 30 minutos antes do jardim. O preço dos bilhetes é:

  • Crianças até aos 5 anos e séniores com mais de 80 anos: entrada gratuita
  • Dos 6 aos 17 anos e dos 65 aos 79 anos: 7 euros
  • Bilhete geral: 12 euros
Veja também