Hugo Moreira
Hugo Moreira
26 Jul, 2012 - 00:00

Reclamações sobre crédito habitação

Hugo Moreira

O crédito habitação é um dos principais temas das reclamações dos consumidores junto da DECO, a qual já recebeu 5700 reclamações só até Junho.

Reclamações sobre crédito habitação

Grande parte das reclamações sobre o crédito habitação estão relacionadas com o aumento do spread, o facto de ser obrigatório manter contas ordenado ou utilizar o cartão de crédito, entre outros.

Mais recentemente, tem-se assistido a um aumento das situações relacionadas com divórcios, ou seja, passar o crédito para o nome de apenas um dos titulares, assim como renegociação de contrato, para a redução da prestação.

Além das propostas que estão a ser discutidas na Assembleia da República que visam ajudar as famílias sobreendividadas, também a DECO e a Sefin – associação portuguesa dos utilizadores e consumidores de serviços e produtos financeiros, procuram a introdução de outras alterações.

Uma delas é a criação de limites, ou taxas máximas no crédito à habitação, assim como já acontece no crédito ao consumo, em que o Banco de Portugal fixa periodicamente uma taxa, a partir da qual se considera a prática de usura.

Veja também:

Como apresentar reclamações ao Banco de Portugal