Reembolso de IRS atrasado

Tendo em conta as reclamações dos contribuintes não pararem de chegar, o Bloco de Esquerda exige ao Governo que se comprometa com o prazo para o reembolso do IRS.

Reembolso de IRS atrasado
Porquê? Pergunta o Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda dirigiu um requerimento ao ministro das Finanças, Vitor Gaspar, de forma a saber quais as razões para o atraso no reembolso de IRS, tal como qual o critério utilizado na definição de prioridades para os reembolsos.

Além destas questões, o partido procura saber se o Governo sabe das queixas dos contribuintes no que toca ao mau funcionamento do Portal das Finanças para fazer a entrega da declaração electrónica. Se a resposta for afirmativa, também pretende saber qual o tempo médio de resposta.

Vitor Gaspar indica que já foram processados 150 mil reembolsos de IRS e que estes estavam a ser executados com o máximo de 25 dias de atraso.

Recorde-se que para quem tem rendimentos mais elevados, o IRS é mais pesado, devido à sobretaxa de IRS, além dos cortes de deduções e benefícios fiscais.

Além disso, os trabalhadores independentes sentirão ainda mais a factura fiscal a aumentar pois vão pagar agora, de uma só vez, a sobretaxa de IRS.


Veja também: