Filomena Morais
Filomena Morais
17 Jul, 2016 - 07:33

Nacional 2 será a nova Route 66 portuguesa

Filomena Morais

A ideia de transformar a Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Faro a Chaves, numa espécie de Route 66 portuguesa, é apadrinhada pelo Presidente da República.

Nacional 2 será a nova Route 66 portuguesa

A EN2 tem uma extensão de 738,5 km e passa por quatro serras, 11 rios e por cerca de três dezenas de concelhos. Este percurso vai dar origem a um projeto turístico intermunicipal aprovado em maio, e que é agora apadrinhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

De Trás-os-Montes ao Algarve: um projeto turístico intermunicipal

Segundo o autarca de Santa Marta de Penaguião, o projeto encontra-se em fase de formação de uma associação dos 32 municípios tocados pela estrada, com o objetivo de encontrarem um conjunto de atrações turísticas a serem divulgadas pelos aos turistas, visitantes e viajantes da estrada. O projeto tem todo o apoio do Presidente da República que concorda que é preciso aproveitar as características e produtos da região.

Na segunda edição do programa presidencial Portugal Próximo, visitou o concelho de Santa Marta de Penaguião – o município impulsionador do projeto da EN2 -, onde explicou que a juventude é o futuro daquele município e que é preciso criar condições para que os mais novos se fixem na terra.

Foi, por isso, com satisfação que tomou conhecimento de uma série de iniciativas promovidas pela autarquia local para apoiar os jovens através de apoios sociais e de bolsas para estudantes. O presidente visitou o edifício que fora em tempos uma escola primária e que passou, há cerca de um mês, a ser a habitação de uma família de quatro pessoas.

Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de mostrar que é presidente de todos os portugueses e não só dos de Lisboa, visitando um concelho que, apesar de ser ainda de difícil acesso, está bastante próximo do Porto.

Veja também: