Hugo Moreira
Hugo Moreira
15 Jul, 2011 - 00:00

Saldos Verão 2011

Hugo Moreira

Arranca hoje o período oficial de saldos e que se estende até 15 de Setembro. No entanto, os saldos já não são o que eram, nem para os comerciantes, nem para os clientes, porque no fundo, existem promoções quase todo o ano, daí que os saldos passem um pouco despercebidos.

Saldos Verão 2011

Tendo em conta os descontos e as promoções que se fizeram antes do período oficial de saldos, que se inicia hoje e dura até 15 de Setembro, os comerciantes ficam receosos quanto ao que vão vender depois destas promoções que chegaram aos 70%.

De forma a pagar os custos, muitas lojas fizeram promoções para escoar o produto, no entanto, como os decontos foram muito altos, os saldos de Verão irão ficar um pouco prejudicados.

Existe uma grande dificuldade em escoar o produto devido à diminuição dos rendimentos das famílias e daí que muitas lojas tenham praticado descontos tão altos.

O período de saldos está agora um pouco mascarado do ponto de vista dos clientes, tendo em conta que durante quase todo o ano as lojas praticam promoções. No fundo, as lojas estão em saldo o ano todo, só que com nomes diferentes. No entanto, legal e oficialmente, hoje é que começa a fase dos saldos, a fase das montras atractivas a apelar ao consumo, o que é bom para os clientes tendo em conta o baixo poder de compra.

Já para os lojistas, os saldos não são assim tão benéficos nem rentáveis, pois depois de meses seguidos de descontos e promoções arrancam com os saldos, alimentando um ciclo já vicioso de quebra constante de vendas, podendo aumentar os prejuízos dos lojistas. 

Se ainda não aproveitou nem os descontos, nem as promoções, ainda tem pela sua frente 2 meses para comprar nos saldos. Aproveite agora para comprar o que precisa ou roupas básicas que são sempre necessárias e tente ir o mais cedo possível, porque depois já está tudo escolhido e o que sobrar pode não ser do seu agrado. Os saldos revelam-se também uma forma de poupança, pois consegue fazer compras úteis de artigos que agora estão a metade do preço.