Publicidade:

Segurança Social Direta: nova funcionalidade para alteração de contactos

Para alterar os seus contactos na Segurança Social já não tem de se deslocar aos serviços presenciais. Conheça esta nova funcionalidade.

Segurança Social Direta: nova funcionalidade para alteração de contactos
A nova ferramenta já está disponível

Está disponível uma nova funcionalidade na página da Segurança Social Direta, que permite que entidades empregadoras e pessoas singulares possam alterar os seus contactos, sem necessidade de deslocação a um balcão.

A primeira fase da consolidação das credenciais de acesso, permite-lhe alterar telefone ou endereço de e-mail na internet, num processo criado pelo Instituto de Informática, parte do programa “Estratégia Consigo”. O objetivo é modernizar os sistemas informáticos utilizados diariamente pelos cidadãos na sua interação com a Segurança Social. Uma medida simplificada, que promete salvar tempo a cidadãos, empresas e funcionários da SS. Em casos específicos é também permitido fazer a alteração de morada através desta nova funcionalidade. Por exemplo, um cidadão pode fazer este pedido apenas se o Cartão de Cidadão não estiver válido.

ALT computador

Uma nova funcionalidade entre muitas

O programa “Estratégia Consigo” prevê um total de 43 medidas de modernização, para reforçar e promover uma Segurança Social mais simples e direta, facilmente acessível a todos os cidadãos. O grupo de medidas pretende servir os cidadãos, a administração pública e as empresas.

Algumas das que já foram implementadas residem no serviço online Segurança Social Direta, como a área de mensagens como canal de comunicação privilegiado, a verificação de acesso à Tarifa Social e o acesso online na hora, à Declaração Anual de Rendimentos de Pensões.

Entre as medidas que ainda estão em cima da mesa para serem implementadas, prevê-se a Parentalidade + Simples, um projeto para permitir o pedido e consulta online de prestações associadas à gravidez e nascimento, e também o acesso imediato à senha de acesso à Segurança Social Direta, em vez de ter de aguardar pela chegada da mesma via carta. Quando esta funcionalidade for possível, muitos serviços deixarão de ter de ser feitos presencialmente.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.