Nuno Margarido
Nuno Margarido
06 Out, 2016 - 09:00

Selfies substituem os códigos nas compras online

Nuno Margarido

Há uma nova forma de fazer compras online… E mete selfies ao barulho! Será que a moda vai pegar?

Selfies substituem os códigos nas compras online

No que toca às transações no mundo digital, a segurança é o aspeto mais importante. Por isso mesmo, até agora quanto mais códigos fossem necessários, melhor. Mas essa situação pode começar a mudar… Como? Utilizando selfies para substituir códigos nas compras online.

Novas formas de pagamento online

Desde a utilização das impressões digitais até às selfies, as formas de validação de pagamentos online têm sofrido alterações. Prova disso mesmo é a nova aplicação desenvolvida pela Mastercard, a Identity Check Mobile. Permite aos utilizadores fazer compras online sem o recurso a passwords ou códigos. Em vez disso é exigido ao consumidor uma selfie – ou um auto-retrato, por outras palavras.

Foi lançada esta terça-feira e, numa primeira fase, Portugal ainda não faz parte do rol de países onde a funcionalidade já está ativa.

A aplicação é a forma da grande empresa reagir aos avanços que as start-ups têm registado neste campo, ameaçando o domínio do mercado de empresas como a Mastercard e a Visa. Se pensarmos que o valor total de pagamentos efetuados através de plataformas móveis chegou aos 35 mil milhões de dólares em 2015 é percetível a preocupação das grandes empresas em manterem-se na frente da corrida.


Veja também:

Artigos Relacionados