AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência em Lisboa

Chama-se Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência e é um serviço gratuito.

Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência em Lisboa
Dados do IEFP: 1075 pessoas com deficiência encontraram emprego

Em Lisboa, existe um serviço gratuito que ajuda pessoas com deficiência a encontrar emprego.

Chama-se Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência (OED), está sediada no bairro de Campo de Ourique e em 26 anos conseguiu 1037 integrações profissionais para pessoas portadoras de deficiência.

A OED surgiu como resultado de um protocolo estabelecido entre a Câmara de Lisboa, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Fundação LIGA. Trata-se de um serviço gratuito destinado a pessoas com deficiência, inscritas nos centros de emprego lisboeta, e tem como objetivo ajudar na integração destes profissionais no mercado de trabalho.

A coordenadora da OED, Sara Pestana, explica que um dos grandes objetivos deste serviço passa por sensibilizar "as empresas para o valor do trabalho dessas pessoas. O que interessa é perceber o que a pessoa consegue fazer, o seu perfil, os seus interesses e depois encontrar uma função adequada às suas competências".
Sara Pestana refere ainda que a contratação de pessoas com deficiência ainda é muitas vezes encarada "como uma responsabilidade social", mas realça que a OED pretende "é que a pessoa com deficiência seja um trabalhador como qualquer outro”.

Segundo os dados que IEFP disponibilizou, nos seus 26 de existência, a OED estabeleceu 89 699 contactos com empregadores, realizou 10 129 ações de acompanhamento da integração e conseguiu 2502 entrevistas de emprego. Mais ainda, os dados do IEFP revelam que no primeiro semestre de 2016, a OED conseguiu integrar um total de 1075 pessoas com deficiência em programas de emprego. Ainda graças à OED, 1968 foram integradas em programas de formação profissional e outras 8473 em programas de reabilitação profissional.

Veja também: