Clara Henriques
Clara Henriques
06 Mai, 2016 - 10:05

Simulação do IRS induziu contribuintes em erro

Clara Henriques

Se está a receber menos IRS do que devia, saiba que a culpa foi do simulador.

Simulação do IRS induziu contribuintes em erro

Os contribuintes que já apresentaram as suas declarações de IRS referentes a 2015 e que estão agora a receber os respetivos reembolsos, estão a ser largamente surpreendidos. Isto porque, segundo notícia avançada hoje, os reembolsos do IRS recebidos não estão de acordo com as simulações que foram feitas na altura da entrega.

As finanças já vieram a público dizer que houve um erro no sistema na primeira semana da entrega de declarações, sendo que o Ministério das Finanças também já referiu em declarações que ”foi identificada uma falha no simulador do IRS que está disponível no portal e que tem que ver com a tributação conjunta”, sendo que a falha foi logo corrigida no primeiro dia

O que é certo é que os reembolsos estão a chegar às contas dos portugueses com diferenças que podem ir até aos 500 euros a menos do que o número dado na simulação. Ainda assim também há casos em que os valores são superiores. 

Soluções? As Finanças garantem que “todos os contribuintes afetados por esta situação e que tenham, com base na simulação efetuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma”.


Veja também: