Spreads batem recordes

Os bancos estão a cobrar spreads recorde nos créditos habitação. Na pior das hipóteses já chega aos 7,95%. Sorte tem quem já tem um crédito habitação a decorrer já que o BCE deverá manter os juros em 1% esta semana e as prestações da casa deverão baixar.

Spreads batem recordes

Se está a pensar em contratar um crédito habitação é melhor reconsiderar, ja que os bancos estão a praticar spreads recorde.

No período de um mês, 6 bancos aumentaram a sua margem de lucro, ou seja, o spread, que no pior cenário chega aos 7,95%, no Banif.

É certo que já desde 2009 se sente a subida dos spreads mas agora é ainda mais notório devido às constantes dificuldades que o sector financeiro está a passar. Uma vez que os bancos já não confiam nos consumidores como há uns anos atrás, foram obrigados a restringir o crédito de forma a conseguirem cumprir exigências europeias em termos de rácio, quer de capital, quer de créditos sobre depósitos.

Para já, só quem tem um crédito habitação a decorrer é que pode respirar de alivio já que o BCE deverá manter os juros em 1% esta semana e as prestações da casa deverão baixar. 

Nesta altura do campeonato, se está a pensar em comprar casa, reconsidere e pense se não prefere antes alugar e esperar que surjam melhores condições para cédito.

Se tem menos de 30 anos porque não arrendar através do programa do Governo - Porta 65? Ainda vai a tempo de se candidatar, já que o prazo termina às 20h do dia de hoje.