Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
22 Jul, 2016 - 08:35

Tampão tecnológico avisa quando deve ser trocado

Júlia de Sousa

Agora já não se vai esquecer de trocar, graças ao my.Flow, um tampão que se liga a um aparelho que comunica com o telemóvel e avisa quando deve ser mudado.
 

Tampão tecnológico avisa quando deve ser trocado

Chama-se my.Flow e é um tampão inteligente que promete revolucionar os ciclos menstruais. A ideia é de startup norte-americana liderada por Amanda Brief e Jacob McEntire. A empresa, de seu nome my.Flow (ou “meu fluxo” se traduzido à letra para português), surgiu no âmbito de uma aula de engenharia da jovem americana Amanda Brief, estudante da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Como funciona o my.Flow?

O tampão contém um sensor de Bluetooth que se liga a um objeto independente, e que pode ser usado na presilha das calças, por exemplo. Depois, através de uma aplicação móvel, é possível definir quando deve ser enviada a notificação, com base na percentagem de preenchimento do tampão ou de quanto em quanto tempo quer ser notificada, sendo estas definições escolhidas pelas utilizadoras.


my.Flow continua à procura de investidores

Para já a empresa ainda está à procura de investidores para avançar com a produção deste tampão inteligente, mas se tudo correr bem, quando chegar ao mercado, cada monitor do my.Flow deve custar cerca de 49 dólares (pouco mais de 44 euros), tendo cada caixa de tampões um preço de 13 dólares (quase 12 euros).

O objetivo deste projeto passa por reduzir o risco do fluxo escapar e de sujar a roupa ou – mais importante ainda – evitar que a mulher fique com o tampão durante demasiado tempo e sofra de Síndrome de Choque Tóxico, uma doença causada pelas bactérias que se acumulam no tampão.

O conceito é aplaudido por uns, mas há também quem defenda que os custos deste tampão são demasiado elevados. Certo é que o projeto já está a dar que falar.

Veja também: