Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
20 Jul, 2014 - 12:00

Taxa Euribor mantem-se inalterada

Margarida Ferreira

A Taxa Euribor pode variar inúmeras vezes e influencia o orçamento das famílias portuguesas de forma significativa. Saiba quais as últimas notícias sobre o tema.

Taxa Euribor mantem-se inalterada

A Taxa Euribor é talvez das taxas mais conhecidas em Portugal. A frequência com que é notícia e invade o orçamento das famílias portuguesas justifica a popularidade desta taxa.

Directamente associada ao crédito à habitação, a Taxa Euribor a seis meses voltou a ser hoje notícia. Os motivos? O facto de se ter mantido inalterada a seis meses, subindo a três meses e descendo a 12 em relação a quinta-feira. Esta inalteração manteve-se nos 0,303 por cento, o que são boas notícias para as famílias portuguesas que estão de certa forma reféns desta variações.

No entanto, sabe-se também que nos prazos a três e nove meses, as Euribor têm subido 0,001 pontos face a quinta-feira, fixando-se nos valores 0,202 e 0,393 por cento. Já quando se fala na Euribor a 12 meses, sabe-se que o cenário é outro, uma vez que registou uma descida para os 0,485 por cento.

Para quem não sabe, o processo de fixação de taxas da Euribor depende essencialmente da média de taxas a que um conjunto de 57 bancos da zona euro está disponível ou não para emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. As descidas e subidas da taxa Euribor estão assim dependentes deste factor, condicionando muitos orçamentos familiares.

Veja também: