Catarina Reis
Catarina Reis
10 Mar, 2020 - 08:30

TEDx Porto 2020: o que esperar da edição deste ano

Catarina Reis

Contamos-lhe o que pode esperar da edição deste ano do TEDx Porto. Fique a conhecer todos os oradores confirmados e temas-chave!

orador a dar palestra no Tedx Porto

No seu 11.º ano de vida, saiba tudo o que pode esperar deste evento inspirador, o TEDx Porto.

A edição deste ano do TEDx Porto decorre a 26 de Setembro na Alfândega do Porto, e o tema central é o inconvencional.

A organização propõe assim uma reflexão sobre este tema que tem uma conotação negativa e que é ainda pouco explorado. Adivinham-se discussões acesas sobre o impacto do não convencional em áreas tão distintas como as artes e os negócios.

O evento, que acontece no Porto há já onze anos, vai contar mais uma vez com 16 oradores, várias performances, e ainda os habituais momentos de pausa e networking.

Ainda nesta altura com oradores por confirmar, uma coisa é certa: o evento trará ao Porto um conjunto de pessoas que fazem do pensamento fora da caixa o seu modo de vida. Eles dão vida a ideias e projetos que não se enquadram no status quo, que arriscam diariamente ao colocar em causa as convenções, os padrões, as regras, na arte e na vida em geral. 

Em suma, pessoas que, independentemente do seu contexto de vida e de trabalho, arriscam rumo ao desconhecido.

tedx porto 2020: conheça o programa completo

O tema do evento deste ano, o inconvencional, baseia-se no facto de que por vezes o cumprimento das normas e regras não é o melhor caminho. Especialmente quando se trata de procurar inovar e dar espaço à criatividade, escapar dessas regras, zona de conforto, standards e expectativas pode ser a grande solução.

A Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega foi o local escolhido para receber os mais de 1300 participantes do TEDx Porto deste ano. O evento terá quatro sessões,  e o início dar-se-à pelas 07h30, hora em que começa o check in.

As portas abrem uma hora mais tarde e o início do evento propriamente dito está marcado para as 9h00. O encerramento está marcado para as 19h.

Os oradores

Vamos então conhecer os oradores já confirmados para este ano, e o que eles vão fazer.

microfone em sala de palestras Tedx Porto

Pedro Saleiro

Pedro Saleiro é investigador da área da inteligência artificial, e trabalha como Data Science Manager na Feedzai, onde lidera um novo grupo de investigação que trabalha em FATE (Fairness, Accountability, Transparency and Ethics in AI). Já trabalhou com Rayid Ghani na Universidade de Chicago, onde participou em projetos de data science de grande impacto social.

É ainda um dos criadores da ferramenta open source Aequitas, um toolkit que permite auditar modelos de machine learning e detetar potenciais discriminações em relação a grupos definidos por género, etnia, idade ou outros atributos sensíveis.

Nesta edição do TEDx Porto Pedro Saleiro vai abordar temas como a construção de sistemas de Inteligência Artificial, a discriminação por parte da máquina, ou ainda como é possível promover a igualdade de género com a Inteligência Artificial.

Bibi Groot

Bibi Groot dirige uma empresa de especialistas na área do comportamento e do desenvolvimento de políticas e intervenções comportamentais. 

Foi ainda co-autora de várias publicações sobre ciência do comportamento, avaliação de impacto e educação.

Nesta edição do TEDx Porto, Bibi vai explicar de que forma a ciência da cognição e do comportamento humano pode fornecer ideias e como podemos testar os resultados e eficácia destas ideias.

Paulo Sérgio Pinto

Paulo Sérgio Pinto é especialista em comunicação e public speaking.

Como contador de histórias, vai fazer uma talk de improviso sobre temas que o público vai escolher no momento.

Maria João Andrade

Psicóloga e gamer, Maria João Andrade irá ao TEDx Porto responder a questões como quais são as consequências da rápida evolução do mundo dos videojogos no comportamento e na auto regulação, a curto e longo prazo.

A psicóloga irá também refletir sobre quais são os novos riscos e benefícios, quais as oportunidades de adaptação e utilização saudável que podem potenciar o desenvolvimento das pessoas, ou ainda como nos podemos adaptar a esta nova realidade, nos diversos setores de atividade e enquanto famílias.

Luana Cunha Ferreira

Psicóloga e investigadora, Luana Cunha Ferreira é repetente no TEDx Porto, mas vai trazer a esta edição algo novo: vai fazer com que as pessoas do público se questionem sobre como nasce, vive e morre um preconceito.

Paulo Magalhães 

Paulo Magalhães é jurista, investigador e um ativista ambiental e virá ao TEDx Porto partilhar a sua visão sobre como podemos e devemos proteger o nosso planeta através de ferramentas legais.

Isabel Canha

Jornalista, com mais de 30 anos de carreira em jornalismo económico e feminino, Isabel Canha vai dar voz às ideias das mulheres que chegaram ao topo para que seja cada vez menos inconvencional que outras mulheres o alcancem.

Rui Diogo

Rui Diogo é biólogo mas falar sobre assuntos relacionados com medicina, neurobiologia, sociologia, psicologia social, biologia evolutiva e fisiologia.

Com foco na ligação entre “tendências” naturais e construções sociais em temas como violência, sexo, igualitarismo, crenças e racismo, Rui Diogo vai falar sobre os novos tipos de relação abordados atualmente, como as relações abertas ou poliamorosas.

Miguel Duarte

Miguel Duarte é ativista e está envolvido na causa de migrantes e refugiados, tendo já trabalhado como voluntário em campos de refugiados.

Como viver numa sociedade mais justa e solidária, ou de que forma nos podemos organizar para decidir o destino das grandes questões humanitárias dos nossos dias; Miguel Duarte vai apresentar possíveis soluções para este grande dilema do nosso tempo.

Ficou curioso?

Também pode participar. Inscreva-se aqui.

Veja também

Artigos Relacionados