É trabalhador independente? Saiba que há novidades no anexo SS do IRS

Se é trabalhador independente e está prestes a preencher a sua declaração do IRS, então saiba o que mudou.

É trabalhador independente? Saiba que há novidades no anexo SS do IRS
Esteja atento a todas as novidades do IRS.

O IRS tem vindo a apresentar alterações contantes, sendo que a primeira fase de entrega de declarações está quase concluída. No entanto, em maio surge a nova fase de entrega para o trabalhador independente, que termina a 31 de maio. Para este segmento da sociedade, há novidades. O Executivo de António Costa acaba de divulgar que reformulou o anexo SS a preencher pelo trabalhador independente juntamente com o IRS. Neste seguimento, “o antigo impresso é revogado e o novo entra em vigor já na próxima semana”.

Veja também: Prazo de entrega do IRS em 2016


O anexo SS surgiu o ano passado, representando uma “declaração anual dos rendimentos ilíquidos dos trabalhadores independentes a preencher juntamente com o IRS para reenvio à Segurança Social”. Com a informação que é recolhida neste impresso, a Segurança Social consegue “definir o escalão contributivo do trabalhador independente quanto a descontos para a Segurança Social”. 

Na portaria dos ministérios das Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social pode ler-se que “a presente reformulação deste formulário e das suas instruções de preenchimento decorre da necessidade de clarificar o respetivo conteúdo informativo, mantendo-se em execução os procedimentos interoperacionais posteriores entre as duas administrações”, conclui.

Entre aqui e saiba mais.


Veja também: