Inês Bastos
Inês Bastos
09 Set, 2016 - 07:28

Turismo do Algarve a caminho do melhor ano de sempre

Inês Bastos

A corroborar esta hipótese estão os números dos hotéis algarvios, que registaram 7,4 milhões de dormidas no primeiro semestre do ano.

Turismo do Algarve a caminho do melhor ano de sempre

Os valores correspondem a um aumento de cerca de 13% relativamente ao período homólogo de 2015. No primeiro semestre de 2016, os turistas portugueses representam 1,3 milhões de dormidas no turismo do Algarve.


Turismo do Algarve em crescendo

Entre o primeiro e o sexto mês de 2016, a região do Algarve registou mais 870 mil novas dormidas. O Instituto Nacional de Estatística divulgou os dados relativos ao primeiro semestre de 2016 e estes indicam que tanto o número de hóspedes como o número de dormidas aumentou significativamente: o número de hóspedes cresceu 10,8% e fixou-se num total de 8,5 milhões, enquanto o número de dormidas aumentou 11,2% relativamente aos valores do ano passado, tendo sido registadas 23 milhões.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, reforçou a ideia de que “todos os indicadores mostram que 2016 será o ano mais forte do turismo algarvio”.

Mas o crescimento não se faz sentir só nos hotéis. O Aeroporto de Faro recebeu 3,1 milhões de passageiros nos primeiros meses do ano, o que corresponde a um aumento de 18,6%. Por outro lado, só em Junho os proveitos totais na região algarvia cresceram 19,8% relativamente ao mesmo mês de 2015.

É com base nestes números que a Região de Turismo do Algarve prevê que o resto do Verão e o Outono se afigurem muito positivos, principalmente porque o número de reservas entre setembro e novembro continua elevado.

“Registou-se um crescimento importante nos meses que antecipam o Verão, uma época normalmente mais difícil em termos de ocupação para o Algarve”, explicou Desidério Silva, acrescentando que não será uma surpresa se os meses entre setembro e novembro registarem valores de taxa de ocupação superiores ao ano transato.

A ideia a reter, segundo o responsável, é que cada vez menos o Algarve é um destino só de Verão, passando assim a ser um destino “de todo o ano”.

Veja também: