Luana Freire
Luana Freire
15 Jun, 2017 - 08:00

Universidade do Minho: professores aprendem novas formas de dar aulas

Luana Freire

Estimular a inovação em sala de aula é o mote para a nova estrutura da Universidade do Minho, onde os docentes vão desenvolver novas práticas de ensino.

Universidade do Minho: professores aprendem novas formas de dar aulas

Quando se fala das universidades nacionais, há um acrónimo que tem dado que falar: IDEA. Se ainda não conhece a sigla, vai gostar de saber mais sobre o novo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Minho, onde professores aprendem novas formas de dar aulas.

Inovação, Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem são os princípios fundamentais e a ideia é apoiar os docentes, estimulando a promoção da renovação do conceito de sala de aula, fomentando as múltiplas formas de ensino e aprendizagem.

O Centro IDEA-UMinho

A nova estrutura da Universidade do Minho reúne os docentes das mais diversas áreas disciplinares e nasce da inspiração em centros de desenvolvimento do ensino já existentes em instituições internacionais de ensino superior.

Durante a apresentação do Centro IDEA, António Cunha – reitor da Universidade do Minho – apoiou a iniciativa e alegou que a instituição tem como um dos seus principais objetivos o cumprimentos dos compromissos com a aprendizagem e , para isso, deve saber responder às mudanças na forma como são transmitidos os conhecimentos e às alterações constantes no próprio conceito de sala de aula.

Como devem ser as salas de aula no futuro próximo

placeholder-1x1

António Cunha é um dos primeiros a apoiar as transformações propostas pela nova estrutura da Universidade do Minho e defende que é preciso existir uma reflexão sobre “como devem ser as salas de aulas num futuro próximo”. O reitor acredita que as instituições de ensino têm o dever de se adaptar ao novo perfil dos alunos, aproximando-se cada vez mais do conceito virtual.

Como funciona o projeto IDEA-UMinho

A nova estrutura é construída com base no conceito de colaboração e tem como foco a promoção da inovação e desenvolvimento da docência. Para isso, os professores da instituição vão trabalhar em conjunto, discutindo e partilhando experiências educativas, de forma a estimular a discussão sobre as formas de ensinar em sala de aula.

Os promotores do centro IDEA-UMinho vão financiar e premiar projetos e ideias que inovem o processo de ensino/aprendizagem. Já foi, entretanto, anunciado que vão ser realizados encontros anuais para a partilha de boas práticas entre os docentes.

O Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Minho teve a apresentação assinalada com a conferência “Towards excellent education: a shared endeavour”, apresentada por Brent Carnell, da University College London.

Veja também: