Luana Freire
Luana Freire
16 Mai, 2017 - 10:25

Universidade Europeia, IADE e IPAM limpam praias no Estuário do Sado

Luana Freire

Estudantes, professores e colaboradores das instituições reúnem-se para “Mariscar SEM Lixo” e limpam as praias do estuário do Sado.

Universidade Europeia, IADE e IPAM limpam praias no Estuário do Sado

As três instituições portuguesas que integram o grupo da Laureate International Universities vão assinalar o Dia da Responsabilidade Social no dia 17 de maio.

Para assinalar a data, Universidade Europeia, IPAM e IADE vão dedicar-se à limpeza das praias que ficam junto ao Estuário do Sado. A iniciativa do grupo europeu vai reunir alunos, profissionais e parceiros das instituições e pretende criar um impacto significativo na sociedade, através do compromisso global que é assumido publicamente e do incentivo dado às diferentes instituições espalhadas pelo mundo. Resolver problemas reais das comunidades locais é o mote da ação.

Mariscar SEM lixo

placeholder-1x1

A iniciativa do maior grupo de ensino superior do mundo vai levar estudantes, professores, colaboradores e parceiros a praticarem voluntariado durante todo o dia 17. “Mariscar SEM lixo” é uma ação que pretende informar a população sobre alguns maus hábitos dos mariscadores, que, por exemplo, deitam fora na maré embalagens de plástico de sal fino, depois de usarem o sal para apanhar lingueirão e casulo.

A iniciativa de responsabilidade social é uma parceria com a Ocean Alive e vai levar 300 voluntários às praias do Sado para marcar a diferença. O objetivo é contribuir simbolicamente para ajudar a fomentar o desenvolvimento sustentável aconselhado pelas Nações Unidas – especialmente no que diz respeito ao meio ambiente e à vida marítima.

Dia da Responsabilidade Social entre as melhores ações de voluntariado do país

Esta é a 5ª edição do Dia da Responsabilidade Social realizado pelas insituições portuguesas do grupo Laureate – em 2105, a iniciativa foi distinguida como uma boa prática de Responsabilidade Social na categoria Voluntariado pela APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial) e, em 2016, foi selecionada pela Comissão Setorial para a Educação e Formação e pelo Instituto Português da Qualidade como uma das 5 melhores ações universitárias de Responsabilidade Social.

Universidade Europeia pelas causas sociais

Durante os últimos cinco anos, a Universidade Europeia desenvolveu cinco projetos de voluntariado, tendo apoiado cinco entidades diferentes – Parque Florestal de Monsanto, Santa Casa da Misericórdia da Amadora, Tapada Nacional de Mafra e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Mata Nacional de Leiria). As ações contaram com 30 parceiros patrocinadores e mais de mil voluntários.

“Mariscar SEM Lixo” tem tido uma grande adesão da população e conta com o suporte institucional da UNESCO, para além do patrocínio da Fundação Oceano Azul/Oceanário de Lisboa. Ao longo destes primeiros meses do ano, várias ações já foram realizadas no âmbito do programa e foram recolhidas mais de 28 mil embalagens de sal fino.

Veja também: