Vá às finanças através do E-balcão

Deslocar-se a um balcão das finanças para resolver determinados assuntos pode ser cada vez menos frequente. Governo anunciou hoje o lançamento de um novo serviço online, o E-balcão.

Vá às finanças através do E-balcão
Finanças lança novo serviço

Depois do programa Simplex levado a cabo pelo anterior Executivo de José Sócrates, é tempo agora do Governo de Passos Coelho investir nas novas tecnologias, tendo como principal objectivo facilitar a vida aos portugueses.

Segundo notícia avançada pelo Jornal de Notícias, o E-Balcão é o novo serviço de atendimento das finanças. A plataforma consiste num balcão de atendimento virtual que vai ajudar os contribuintes em vários assuntos. Disponível 24 horas por dia, o E-balcão já está online para quem quiser começar a tirar dúvidas, efectuar pagamentos ou pedir documentos sem que para isso seja obrigado a deslocar-se a uma repartição de finanças. 

Este novo serviço prevê reduzir as deslocações às finanças em 25%. Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio “existem muitos contribuintes que utilizam o Portal das Finanças para resolver questões fiscais.

Só no ano passado registaram-se 15 milhões de actos nos balcões, o que dá uma média de 2 actos por cada 2 dos 7,7 milhões de contribuintes activos em Portugal. Este serviço tem como objectivo tornar-se no mais importante canal de atendimento aos contribuintes”, conclui.

Em menos de um ano e meio, o E-balcão poderá reduzir assim significativamente as deslocações aos serviços das finanças, reduzindo o tempo e os custos inerentes.


Veja também: