Clara Henriques
Clara Henriques
13 Out, 2016 - 09:09

A vacina da gripe pode ser gratuita em casos excepcionais

Clara Henriques

Prestes a entrar na época das gripes, saiba em que situações a vacina da gripe pode ser gratuita.

A vacina da gripe pode ser gratuita em casos excepcionais

Com a chegada do outono, mais tarde ou mais cedo estalam as temperaturas que cheiram a inverno. Enquanto isso não acontece, já o corpo se vai tentando habituar às amplitudes térmicas que já obrigam a vestir coisas quentes à noite e andar de t-shirt durante o dia.

Isto significa que a época de gripes está quase a bater à porta e é preciso apostar na prevenção. A vacina da gripe é a melhor forma de ajudar a prevenir situações de gripe mais complicadas. A Direção Geral de Saúde (DGS) acaba de avançar uma nova medida que prevê que a vacina da gripe seja gratuita para determinados casos, nomeadamente “pacientes a aguardar transplante, sob quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular e com défice de alfa-1 antitripsina”. Para os idosos, doentes crónicos, imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde esta vacina da gripe já era gratuita. As pessoas com mais de 65 anos e internadas em instituições também usufruem da vacina para a gripe gratuita.

Segundo a DGS, esta medida integra o Plano de Contingência para Temperaturas Externas Adversas, sendo que a campanha de vacinação contra a gripe arranca já no próximo sábado “com 1,2 milhões de doses disponíveis no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Dados avançados na última semana revelam que, só nos lares de terceira idade, a vacinação contra a gripe é de 94%.


Veja também: