Nuno Margarido
Nuno Margarido
04 Jan, 2017 - 09:56

Valor máximo do subsídio de desemprego aumenta 5 euros

Nuno Margarido

A subida do Indexante de Apoios Sociais (IAS) vai aumentar em cerca de cinco euros o valor máximo do subsídio de desemprego.

Valor máximo do subsídio de desemprego aumenta 5 euros

O valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS) estava congelado desde 2009. Este ano, contudo, o Governo decidiu atualizar este valor, aumentando-o de 419,22 euros para 421,32 euros. Uma atualização que irá afetar várias prestações e apoios como é o caso do subsídio de desemprego.

À boleia do aumento do IAS, o subsídio de desemprego também irá aumentar cerca de cinco euros. O valor máximo que pode ser pago a um desempregado está fixado em 2,5 IAS e a subida deste indexante, fará com que o limite deste subsídio passe dos atuais 1048 euros para 1053,3 euros – um aumento de 5,3 euros, para sermos mais precisos.

Apesar da atualização, o valor máximo do subsídio de desemprego ainda está longe do valor que existia antes da Troika, onde se fixava nos 1.257,66 euros.

Recorde-se que o IAS serve de referência a várias prestações, nomeadamente ao Rendimento Social de Inserção, à atualização das pensões, ao subsídio social de desemprego, e a muitos outros subsídios como é o caso do abono de família ou as bolsas de estudo.

Veja também: