Venda de carros aumenta em Portugal

Só no primeiro semestre do ano, a venda de carros subiu 18% em Portugal. A crise já passou?

Venda de carros aumenta em Portugal
Os primeiros seis meses do ano foram lucrativos para a venda de carros
  • Os portugueses gostam de marcas francesas.

A crise nas vendas no setor automóvel pode estar com os dias contados. Este ano, só nos primeiros seis meses, foram vendidos em Portugal cerca de 138 mil carros, segundo os dados oficiais da ACAP (Associação Automóvel de Portugal).

Isto são boas notícias, que indicam que a venda de carros continua a registar subidas face ao ano anterior e também aos últimos anos. Se analisarmos os indicadores de junho, concluímos que “foram vendidos 27 099 veículos em Portugal, o que reflete uma subida de 11,7% face ao mesmo mês de 2015. Destes, 86,2% foram carros ligeiros de passageiros”.

Segundo notícia avançada, neste primeiro semestre do ano já foram vendidas cerca de 14817 unidades, o que equivale a mais de 24,2 por cento dos valores que tinham sido comercializados o ano passado.
 

Que carros compram os portugueses?

Segundo os dados da ACAP, os veículos de passageiros mais vendidos em Portugal são da Renault, sendo uma das marcas que mais cresceu na primeira metade do ano.

Para além da Renault, a segunda marca mais procurada em território nacional é a Peugeot, “que comercializou 11175 carros, mais 15,5% do que os 9676 da primeira metade do ano passado”. Em terceiro lugar em terceiro “está a Volkswagen que, mesmo depois da crise das emissões poluentes conseguiu aumentar as vendas em 3,3%”.

Analisando ao pormenor, “a quota da Volkswagen é agora de 9,65% do mercado automóvel. A Renault tem 11,9% e a Peugeot tem 9,6%”


Veja também: