Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
23 Mar, 2017 - 10:00

Vespa mais antiga do mundo à venda na Internet

Sara Piteira Mota

A Vespa mais antiga do mundo chama-se Número 3 e é uma peça importante da história italiana.

Vespa mais antiga do mundo à venda na Internet

Até pode não ser uma mota com grande desempenho e ter 71 anos, mas pelo valor simbólico e histórico, pode valer a pena comprar. Se é fã da motorizada Vespa e gostava de ter um exemplar bem antigo então esteja atento ao site de leilões online da Catawiki. A “Número 3, considerada a Vespa mais antiga da série zero da marca Piaggio, está em leilão até dia 28 de março. De acordo com a Catawiki, o leilão da Vespa poderá render entre 250 e 325 mil euros.

Ao longo de muitos anos a icónica Vespa já conquistou milhões de pessoas em todo o mundo e é muitas vezes relembrada como um símbolo do pós-guerra. Também no cinema a antiga Vespa fez sucesso. Quem não se recorda do filme “Férias em Roma”, com Audrey Hepburn e Gregory Peck, onde a Vespa foi mais uma das “personagens” principais. Hoje a Vespa é um símbolo dos produtos italianos mais famosos.

Vespa mais antiga tem 71 anos

A “Número 3” foi produzida em 1946 e tem inscrita no chassis o número 1003, já que a numeração arrancava nos 1001. Possui um motor de cilindro único de 98 cilindrada a 2 tempos, com refrigeração por ar e caixa de três velocidades. Segundo os registos da marca italiana, foram produzidos de forma manual apenas 60 exemplares, sendo apenas conhecidas três unidades. Depois desta série, a marca passou a produzir de forma industrial as Vespas, tendo sido produzidas 15 mil unidades entre 1946 e 1948.

De acordo com o especialista Davide Marelli, a Vespa número três representa “uma verdadeira raridade. Este lote integra uma peça única da história italiana e esperamos que desperte o interesse de um colecionador, museu ou associação que queira preservar um objeto tão especial”. Veja o vídeo da Vespa mais antiga do mundo.

Veja também:

Artigos Relacionados