Jovem videógrafo algarvio premiado em Miami

João Guimarães é o nome do jovem algarvio que recebeu a distinção em Miami: saiba tudo sobre o prémio e o profissional.

Jovem videógrafo algarvio premiado em Miami
Videógrafo de 24 anos distinguido nos EUA

O fotógrafo algarvio premiado em Miami prefere ser denominado de videógrafo, uma vez que se dedica especificamente à produção de vídeos. Tudo começou quando era ainda muito jovem, aos 15 anos, com uma mera brincadeira: imitava e caricaturava anúncios publicitários da televisão.

João Guimarães: videógrafo de brincadeira a profissão

Depois dessas brincadeiras de adolescente, João Guimarães continuou a interessar-se pela produção de vídeos e de forma completamente autodidata começou a filmar bandas ao vivo e mesmo cenas de rua – como por exemplo manifestações na capital.

A criação de videoclips para bandas algarvias foi o passo seguinte, que o levou até projetos mais sérios e profissionais como os que tem vindo a desenvolver nos últimos três anos. Tendo como pano de fundo a sua região natal, João tem usada a técnica do timelapse (fotos de um mesmo objeto a cada um ou dois segundos, que são depois transformadas em vídeo, a uma velocidade de 24 fotogramas por segundo) em filmes sobre paisagens algarvias – naturais e urbanas.

joao

Fonte: Barlavento.pt

Assim, a obtenção de uma menção honrosa no Miami Epic Film Festival 2017, onde participou com um videoclip sobre a banda Bizu Coolective, tem um sabor especial. É a confirmação da qualidade do seu trabalho, uma vez que a esta competição candidataram-se profissionais de renome num total de 1800 inscrições com origem em diversos pontos do mundo.

Neste momento, João Guimarães encontra-se envolvido noutro projeto que lhe trará grande visibilidade: está a bordo de um veleiro – com o navegador solitário Ricardo Dinis – mais uma pequena tripulação, que efetuam o transporte de uma pipa de vinho do Porto de Gaia para Londres.

A viagem – comemorativa dos 325 anos da chegada a Portugal do britânico fundador da Taylor’s, Job Bearsley – está a ser filmada por João Guimarães com o objetivo de criar diversos conteúdos multimédia para promoção da referida marca.

Para acompanhar e conhecer melhor o trabalho deste jovem algarvio, pode visitar a sua página no Vimeo.

Veja também: