Sofia Ramos
Sofia Ramos
22 Nov, 2017 - 13:25

Voos de Natal: qual a melhor altura para comprar e pagar menos?

Sofia Ramos

Quer viajar na quadra natalícia, mas ainda não comprou os bilhetes de avião? Neste artigo, damos-lhe ótimas dicas sobre os voos de natal.

Voos de Natal: qual a melhor altura para comprar e pagar menos?

Anda à procura de voos de natal baratos? Se sim, siga as nossas dicas, até porque daqui a nada já estamos em dezembro e começa a ser difícil encontrar viagens a preços aceitáveis.

De facto, esta é a altura do ano em que os aeroportos ficam mais movimentados do que nunca: é a altura das visitas à família, muitas vezes após longos períodos vividos à distância. Ou então, aproveitam-se as férias escolares e as pausas que muitas empresas também fazem para uma viagem especial de fim de ano.

Seja qual o propósito da sua viagem, se o quiser fazer na época mais festiva do calendário, este artigo é para si.

Voos de natal: como e quando comprar para pagar o menos possível

A antecedência certa

placeholder-1x1

Para comprar voos de Natal, não devemos fazê-lo nem muito antes da data, nem muito próximo. O Skyscanner – um site que compara voos e preços de várias companhias – diz que os melhores dias para comprar voos ao melhor preço na época natalícia são em redor do dia 22 de outubro ou até 11 semanas antes.

Já para um voo de Ano Novo, diz a mesma fonte que a semana com tarifas mais apelativas é a última semana de outubro e nunca mais do que 11 semanas antes. Falhou estas datas? Não se preocupe, há sempre promoções de última hora. É preciso ter paciência e disponibilidade de tempo para pesquisar, é certo, mas há sempre forma de poupar na hora de reservar um voo.

Pesquise, pesquise e pesquise

placeholder-1x1

O seu melhor aliado vão ser os motores de pesquisa especializados: SkyscannerMomondoCheapAireDreams e Dohop são apenas alguns dos sites que em poucos segundos lhe mostram várias opções de voos e respetivos preços para um determinado destino e uma determinada data.

Deve começar por pesquisar nestas plataformas, para ficar com uma ideia dos preços, mas nunca tome a decisão final sem espreitar também os sites das companhias aéreas com os valores mais em conta.

Dedique tempo à pesquisa: é fundamental para não deixar escapar nenhuma oportunidade. Pode ainda descarregar as apps dos sites já mencionados e usufruir de vários serviços associados. Na app do SkyScanner, por exemplo, pode criar um alerta de preço para um determinado voo e ser avisado se o voo atingir o valor que havia definido.

Compare várias hipóteses

placeholder-1x1

Ao comparar preços, tenha em atenção o aeroporto em causa – não se esqueça de que deve ter em conta a deslocação do aeroporto até ao destino final, a qualidade da companhia aérea, o número de escalas, o horário dos voos, a necessidade ou não de pernoitar na escala, etc. Todos estes fatores influenciam no gasto final.

Outras dicas: pesquise também voos para o destino final a partir de aeroportos europeus para os quais é fácil e barato voar a partir de Portugal. Pode ser que compense comprar o voo extra de ligação a esse aeroporto, nem que isso signifique acrescentar umas horas à viagem.

Assim que vir um voo que cumpra o seu orçamento e as premissas que definiu, não demore a reservar, usando cartão de crédito. Esta é uma forma segura de pagar com várias vantagens associadas.

Seja flexível com as datas

Ao pesquisar, faça combinações e comparações com datas próximas da data ideal: partir um ou dois dias antes e chegar uns dias depois, por exemplo.

Verá que em alguns casos, viajar na véspera ou chegar um dia mais tarde pode representar uma poupança considerável. Lembre-se também de que viajar ao fim de semana é, normalmente, mais dispendioso do que nos dias úteis.

Não exagere na bagagem

placeholder-1x1

Sabemos que o Natal é a época dos presentes e que, certamente, vai querer levar ou trazer algumas lembranças consigo, mas lembre-se de que nas viagens low cost o peso da bagagem de mão é limitado e despachar malas para o porão do avião fica caro.

Assim, se quer poupar, tenha em atenção os itens que quer transportar consigo. Em todo o caso, se viajar em grupo, lembre-se de que há companhias que permitem distribuir o peso total pelos membros do grupo.

Veja também: