Windows 10 quer bloquear o PC quando você estiver ausente

Já conhece a Dynamic Lock? Esta funcionalidade deverá chegar ao Windows 10 para aumentar a segurança do utilizador.

Windows 10 quer bloquear o PC quando você estiver ausente
Uma funcionalidade que deverá chegar em breve.

A Microsoft continua à procura de aumentar a segurança dos utilizadores e anunciou recentemente uma nova funcionalidade para o Windows 10: a Dynamic Lock. O que é que esta funcionalidade faz? Pretende capacitar os computadores que possuam o Windows 10 para um bloqueio automático do ecrã, aquando da ausência dos utilizadores. Ou seja, mal o utilizador se afaste do ecrã… o sistema operativo bloqueia sozinho.

Ao que tudo indica, a Dynamic Lock deverá ser introduzida na próxima atualização para o Windows 10, prevista para abril. Este tipo de ferramenta não é novo mas há cada vez mais fabricantes à procura de a vulgarizar. 

Atualmente, é normal ver diversas pessoas mais reservadas a utilizar o atalho Windows+L para bloquear temporariamente o PC. Se a nova funcionalidade for mesmo avante, este atalho deverá acabar por se tornar obsoleto.

Ainda ninguém sabe bem como funcionará a Dynamic Lock mas esta já se encontra presente no menu de “Opções de Entrada” na versão de testes mais recente do sistema operacional da Microsoft. Há, porém, uma grande probabilidade que o PC não fique bloqueado no momento exato em que o utilizador deixa o lugar. Teremos de esperar para ver.


Veja também: