10 armadilhas do seguro automóvel

Escolher um seguro automóvel pode não ser tarefa fácil. A oferta é vasta e a informação nem sempre clara. O E-Konomista dá-lhe uma ajuda para evitar erros que lhe podem sair caros.

10 armadilhas do seguro automóvel
Cuidados a ter na hora de contratar um seguro automóvel

Actualmente existem inúmeros seguros automóvel no mercado. O facto de existir muita concorrência, possibilitou que as seguradoras fossem aperfeiçoando os seus produtos e serviços, alargando assim a oferta disponível para o consumidor final.
Quando se contrata um seguro automóvel é preciso ter vários factores presentes, mas é preciso também não descurar o facto de um seguro automóvel poder ter algumas armadilhas. 

Aqui ficam 10 exemplos do que podem ser as armadilhas de um seguro automóvel.





#1 As modificações ao carro podem sair caras

Quando se faz um seguro, está a segurar-se determinado modelo de carro com as respectivas especificações. Se alteramos a origem do carro, como por exemplo acrescentar um rádio, um sistema de som ou mudar os bancos, estamos a assumir que existem coisas diferentes daquelas que foram seguradas. Se estas alterações forem declaradas ao seguro, vão automaticamente encarecer o prémio. Se não as declarar, elas não estão cobertas. Esteja atento.


#2 Não conduzo, não preciso de seguro

Há pessoas que acham que o seguro de responsabilidade civil só é obrigatório se circular com o carro na estrada. É uma grande armadilha. Quando existe um carro, este tem de estar automaticamente seguro, mesmo que não o conduza.


#3 A fidelidade não é recompensada

Uma das armadilhas mais comuns é acharmos que quanto mais anos tivermos numa seguradora, mais regalias poderemos ter. Não se fie nesta ideia. As seguradoras estão lá para nos servir, mas são um negócio como outro qualquer. Esteja sempre atento.


#4 Jovens condutores pagam mais

Os jovens condutores pagam sempre mais pelos seguros do que as pessoas encartadas há mais de três anos. A falta de experiência é sempre a justificação das seguradoras para cobrarem mais pelos seguros dos recém-encartados. Estude bem as alternativas.


#5 As apólices são todas iguais?

Não, não são! Esta questão pode induzir muitas pessoas em erro. O facto do produto ser o mesmo - seguro automóvel, não significa que as apólices das seguradoras cumpram todas a mesma estrutura. Cada apólice é feita à medida do que for contratado entre segurador e segurado. Leia sempre muito bem as apólices de seguro e adapte às suas necessidades. 


#6 As prestações mensais

Não se iluda com o pagamento do seguro em prestações mensais. Sai sempre mais caro do que se pagar o seguro de uma só vez. A verdade é que quando o pagamento é faseado, a maioria das seguradoras podem adicionar juros às prestações. No fim das contas, fica mais caro. Tente ir juntando o dinheiro e pagar tudo de uma só vez no final/início do ano.


#7 Cobertura europeia

Existem muitas pessoas que viajam de carro para o estrangeiro. Na altura de contratar um seguro automóvel, verifique se o mesmo tem cobertura europeia. É um factor muito importante para não ser apanhado de surpresa.


#8 Outro condutor

Se quiser dar a volta à seguradora e colocar outra pessoa como principal condutor do veículo não o sendo, está a candidatar-se a apanhar uma multa. Pode optar por outro caminho. Adicione outra pessoa mais experiente também como condutor do carro. Desta forma poderá conseguir reduzir os prémios.


#9 Seguros baratos

A pior forma de escolher um seguro é pelo preço. Uma das grandes rasteiras é achar que se adquirir o nível mínimo de cobertura, os prémios vão ser menores. Muitas vezes é possível obter coberturas mais abrangentes por valores igualmente competitivos. Quando fizer uma simulação, esteja atento a estes factores e compare ofertas.


#10 Os extras

Se por ventura uma proposta de seguro automóvel lhe parecer barata, leia as letras pequenas, como se costuma dizer. Há extras que por vezes não estão contemplados na proposta inicial e que aparecem depois perdidos noutros sítios. Pode ser uma grande armadilha, por isso analise e leia tudo de fio a pavio.


Veja também: