AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Os salários na União Europeia … o salário em Portugal

Aumento de 20 euros no salário mínimo? A opção é vivermos com pouco ou vivermos pouco… Uma diferença de 20 euros que não muda vidas, porém tenta criar uma ilusão de consciência social numa altura de crise.

Os salários na União Europeia … o salário em Portugal
Viver pouco ou viver com pouco?

A União Europeia é realmente uma organização supra-nacional cujos objectivos gerais devem ser iguais para todos os estados-membros, mas quando falamos em economia, o caso muda de figura e não podemos analisar um país só por pertencer à União Europeia.
 
O aumento de 485 euros para 505 euros do salário mínimo nacional é no mínimo uma situação caricata, porque ninguém vai conseguir melhorar a sua qualidade de vida por, apenas, mais vinte euros mês. Basicamente estes dias não questionaram as necessidades reais da sociedade civil, mas sim o que, aparentemente, seria uma solução que não custasse muito dinheiro ao estado e servisse para ‘calar’ quem recebe menos.
 
Na Europa as coisas são diferentes, muito diferentes. Por exemplo, o salário médio na União Europeia é de 823,30€ (dados Eurostat 2014), Luxemburgo lidera a lista de países que têm o salário mínimo nacional mais alto, em 2013, o valor era de 1874 euros, segue-se a Bélgica com 1502 euros, Holanda, França, Irlanda na casa dos 1400 euros e o Reino Unido com 1200€.
 
No final da tabela encontram-se países como Portugal, Polónia, Croácia, República Checa, Letónia, entre outros. Porém, todos estes afastam-se bastante da média da União Europeia. Uns casos mais particulares que outros, apercebemo-nos que as diferenças económico-financeiras são um entrave para alcançar a estabilidade.
 
Em suma, não são 20 euros que vão aproximar-nos da média Europeia, vão gerar mais ricos, nem vão evitar que o Português continue a contar os trocos… basicamente esta aprovação é o resultado irrisório de um debate político que nunca envolveu as necessidades gerais dos cidadãos portugueses.
 
Veja também: