Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
15 Set, 2020 - 15:37

Novo Hyundai Tucson à lupa: uma revolução no universo SUV

Marvin Tortas

A Hyundai já deu a conhecer a 4ª geração do Tucson que vem cheio de novidades, sobretudo na segurança. Isto é o que deve ficar a conhecer sobre este novo SUV.

Hyundai Tucson

Chega a Portugal no final de 2020 a 4ª geração do Hyundai Tucson. O modelo mais vendido da marca sul coreana em todo o mundo, com mais de 7 milhões de unidades vendidas desde 2004, e também um dos SUVs mais vendidos em Portugal.

Após semanas de algum “teasing”, revelando imagens do grupo ótico e grelha frontais, o novo modelo da Hyundai finalmente deu-se a conhecer, revelando um design inovador, tecnologia de ponta e um pacote de segurança líder no seu segmento.

Fique então com os 10 pontos chave que deve mesmo conhecer sobre o novo Hyundai Tucson.

Novo Hyundai Tucson: um concorrente de peso no segmento C SUV

1. Design exterior

A identidade de design progressiva do Novo Hyundai Tucson foi inspirada no concept Vision T SUV da Hyundai, revelado em 2019 no Salão AutoMobility LA, e desde logo sobressaem neste modelo a iluminação LED e a grelha frontal do novo Hyundai Tucson.

Hyundai Tucson

À primeira vista, o que nos vem imediatamente à memória são as máscaras do Batman ou do Darth Vader, no entanto, este design é na verdade inspirado em vários elementos da natureza em junção com a vida cosmopolita.

Estes novos elementos estéticos foram desenhados recorrendo a “Parametric Dynamics”, que ao invés de recorrer a métodos tradicionais de desenho e esboço, recorre a algoritmos geométricos produzidos por tecnologia de ponta, utilizando linhas, faces, ângulos e formas criadas através de informação digital. O resultado? Ângulos expressivos e proporções dinâmicas, garantindo uma aparência progressiva, sem comprometer a herança SUV robusta do Tucson.

Além disso, o novo Hyundai Tucson é também o primeiro SUV da Hyundai a ser desenvolvido de acordo com a nova filosofia de design da Hyundai “Sensuous Sportiness”. Identidade de design caracterizada pela harmonia entre quatro elementos fundamentais: proporções, arquitetura, estilo e tecnologia. O objetivo é conferir atração e um vínculo emocional aos veículos, conseguido pelas soluções e tecnologias inovadoras. 

Esta filosofia design é transportada também para a lateral e parte traseira do novo Hyundai Tucson, oferecendo-lhe uma enorme presença e a sensação de que está em movimento, mesmo estando parado.

2. Cores disponíveis

Também no que toca a cores, o novo Hyundai Tucson oferece algumas novidades, dispondo assim de um leque de 9 cores diferentes, entre as quais 3 tonalidades que se estreiam no novo Tucson.

Além disso, é agora também possível escolher entre duas tonalidades para as cores do tejadilho, garantindo assim maior personalização.

Assim sendo, as opções de cor disponíveis no novo Tuscon são:

  • Shimmering Silver [Novo] com opcional de tejadilho em Dark Knight 
  • Amazon Gray [Novo] com opcional de tejadilho em Phantom Black 
  • Teal [Novo] com opcional de tejadilho em Phantom Black 
  • Phantom Black com opcional de tejadilho em Dark Knight 
  • Polar White com opcional de tejadilho em Phantom Black 
  • Engine Red com opcional de tejadilho em Phantom Black 
  • Sunset Red com opcional de tejadilho em Phantom Black 
  • Silky Bronze com opcional de tejadilho em Dark Knight 
  • Dark Knight com opcional de tejadilho em Phantom Black

3. Dimensões

Hyundai Tucson

As proporções dinâmicas do novo Hyundai Tucson e a nova plataforma a que recorre oferecem um espaço interior amplo e aberto que assegura conforto e espaço aos ocupantes normalmente reservados para os modelos do segmento acima.

Com mais 20mm de comprimento, mais 15mm de largura e mais 10mm de distância entre eixos em comparação com a geração anterior, o novo Hyundai Tucson está mais espaçoso do que nunca.

Como resultado, os passageiros presentes na segunda fila têm mais 26mm de espaço para as pernas. Isso foi conseguido tanto para os modelos híbridos como para os que têm motor de combustão interna, devido a uma colocação inteligente da bateria sob os bancos traseiros.

Por outro lado, o espaço da bagageira foi aumentado em 33 litros até 107 litros, dependendo da versão e da motorização, oferecendo até um total de 620 litros com os bancos na vertical e até 1.799 litros com os bancos rebatidos. 

4. Interior

O INTERSPACE, como a Hyundai apelida o interior do novo Tucson, e um local onde o espaço, tecnologia e informação se cruzam harmoniosamente, e onde os elementos da natureza também foram fonte de inspiração.

Linhas cromadas fluem desde o painel central até às portas traseiras e os materiais utilizados são considerados premium e de cores neutras.

A evolução da aparência interior do Hyundai Tucson levou também a um posicionamento mais baixo do painel de instrumentos e da remoção dos indicadores de velocidade e de rotação para uma superfície mais simplista, perdendo-se assim a identidade mais analógica que caracterizava o anterior Tucson.

Também no que toca a iluminação ambiente interior, os passageiros poderão desfrutar de uma combinação de 64 cores diferentes que podem ser configuradas com 10 níveis de brilho.

Quanto aos materiais, os clientes poderão escolher entre 3 cores interiores, incluíndo preto em tecido ou pele, preto e bege em dois tons também em tecido ou pele ou o pacote Teal, que oferece apoia braços, alavanca de velocidades e bancos em tecido ou pele preta com costuras em Teal.

5. Infoentretenimento

O Novo Hyundai Tucson está equipado com uma série de funcionalidades tecnológicas de última geração orientadas para o utilizador com o intuito de oferecer uma experiência digital avançada. 

Na consola central contamos com 2 ecrãs 100% digitais totalmente configuráveis: um cluster de 10,25 polegadas e um ecrã AVN-T também de 10,25 polegadas.

Isto oferece um espaço personalizado que é intuitivamente otimizado para uma experiência de utilização de alta tecnologia. Por exemplo, os esquemas cromáticos do cluster mudam consoante o modo de condução que está selecionado.

Apple Carplay e Android Auto estarão também de série no novo Hyundai Tucson e permitirão aos condutores espelhar os seus smartphones no sistema de infoentretenimento sem necessidade de recorrer a um cabo de alimentação.

Por último, o sistema de infoentretenimento da Hyundai contará também com o Hyundai LIVE Services, onde poderá consultar informações de trânsito e de estacionamento em tempo real, localizações de postos de combustível, incluindo preços, e informações meteorológicas. Também é possível enviar destinos ou pontos de interesse da aplicação para o sistema de navegação do Tucson. 

6. Tecnologia

Pela primeira vez num modelo Hyundai, a nova tecnologia oculta “Multi-Air Mode” do novo Tucson consiste numa combinação de aberturas de ventilação com saída diretas e indiretas de ar para os sistemas de ar condicionado e de aquecimento criando um ambiente interior mais agradável e com um fluxo de ar mais suave.

Quando este modo é ativado, o ar é distribuído para as novas aberturas Multi-Air na dianteira, para além das aberturas de ventilação normais. O volume total da ventilação permanece o mesmo e, portanto, continua eficaz para alterar a temperatura, mas a distribuição da ventilação reduz o contato direto com o ar e suaviza o fluxo. Este modo pode ser ligado e desligado de acordo com a preferência do condutor. 

O controlo da temperatura tem agora três zonas, de forma a enviar ar também para os passageiros do banco traseiro e não apenas para os passageiros na primeira fila do veículo. A título opcional, será também possível dotar os bancos dianteiros e traseiros com ventilação e o aquecimento.

O dispositivo Walk-in permite ao condutor deslizar e reclinar o banco do passageiro dando maior conveniência aos ocupantes dos bancos dianteiros ou traseiros, graças à simples utilização de um botão nos assentos dos bancos. 

O modo Rear Sleeping Mode permite que a fila do banco do condutor continue a ouvir o áudio selecionado, sem que esse mesmo áudio seja transmitido nos altifalantes traseiros, de forma a que os passageiros que estão a dormir não sejam incomodados. 

7. Sistemas de Segurança

A Hyundai afirma que o novo Tucson está equipado com os melhores e mais avançados sistemas de segurança ativa, oferecendo por isso proteção ímpar para os seus ocupantes.

De série, o novo SUV da Hyundai conta com um conjunto melhorado de sete airbags, com um novo airbag lateral na linha central na primeira fila. Este airbag extra evita que os passageiros da primeira fila colidam um com o outro em caso de colisão, minimizando o risco de ferimentos graves.

Caso os airbags sejam insuflados devido a um impacto frontal ou lateral, o sistema de travagem multicolisão aplica automaticamente os travões de emergência para reduzir o risco de colisões secundárias ou múltiplas.

O Novo Hyundai Tucson está também equipado com a Travagem Autónoma de Emergência (FCA), que faz soar um alarme caso se torne iminente uma colisão com carros, bicicletas ou peões na sua dianteira. Se o condutor não reagir e travar a tempo, o sistema controla automaticamente os travões para evitar o acidente. Pela primeira vez no Tucson, o sistema FCA inclui agora uma função de Assistência em Cruzamentos, alargando e expandido a proteção para evitar colisões em cruzamentos. Esta função deteta carros que se aproximam do outro lado ao virar à esquerda num cruzamento e, se a colisão parecer provável, aplica os travões para parar o Tucson. 

A Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA) evita a saída acidental da faixa e mantém o veículo centrado em segurança da sua faixa de rodagem. Utilizando a câmara frontal que reconhece a faixa de rodagem pretendida, o LFA fornece automaticamente dados de correção da trajetória para ajudar a manter o veículo no centro da faixa de rodagem.

Este sistema funciona em conjunto com o Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA), que agora deteta também as bermas das estradas, assim como linhas de marcação. 

O Alerta de Fadiga do Condutor (DAW) é uma funcionalidade de proteção do condutor que ajuda a monitorizar os padrões de condução e detetar cansaço e prevenir acidentes potenciais. Esta funcionalidade trabalha em conjunto com o Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA). O LVDA alerta o condutor caso o veículo à sua frente começa a avançar e este não reaja com a rapidez necessária, por exemplo, nos semáforos. 

Presente pela primeira vez num SUV compacto, a Assistência à Condução em Autoestrada (HDA) facilita a condução nas vias rápidas, tornando-a ainda mais segura e confortável. O HDA regula a velocidade do Tucson e mantém a distância em relação aos veículos da frente, bem como a faixa de rodagem atual. O condutor pode ativar o HDA apenas com um clique usando o botão especial no volante. 

O HDA funciona de forma combinada com LFA e com o Cruise Control Inteligente em Curva (NSCC- C) com base no sistema de navegação. Graças a esta funcionalidade, o condutor do Novo Hyundai Tucson pode definir a velocidade usando o sistema SCC e, para maior segurança e conveniência, a funcionalidade do sistema NSCC-C ajusta automaticamente a velocidade do veículo para a curva que se aproxima, com base nas informações das estradas locais. O sistema reduz a velocidade e, ao sair da curva, retorna à velocidade anteriormente definida. 

cruise control adaptativo
Veja também Sistemas de segurança obrigatórios nos carros: o presente e o futuro

Para uma condução ainda mais segura, o Novo Hyundai Tucson está equipado com uma série de funções que aumentam a visibilidade na estrada. O Radar de Ângulo Morto (BCA). Este radar agora aplica uma travagem diferencial, adicionalmente aos alertas visuais e sonoros, para evitar que o Tucson colida com outros veículos ao mudar de faixa.

Esta função usa a câmara frontal do veículo e os radares nos cantos traseiros do veículo para calcular a posição relativa e a velocidade dos veículos nas laterais ou nos ângulos mortos do Tucson. O radar de ângulo morto está equipado com o Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo. Ao fazer marcha-atrás, o alerta RCCA avisa o condutor para a aproximação de um veículo que cruza o seu caminho. Se necessário, os travões são acionados para evitar a colisão. 

Uma outra funcionalidade exclusiva neste segmento é a Monitorização do Ângulo Morto (BVM). Quando o condutor assinala a mudança de faixa, um dos dois principais quadrantes do Ecrã de Supervisão de 10.25’’ mostra a visão do ângulo morto no respetivo lado. 

Além de todas estas novidades tecnológicas, o novo Hyundai conta ainda com Câmaras de Visão 360º, Assistente de Máximos e Estacionamento Autónomo, que lhe permite entrar e sair de um lugar de estacionamento, mesmo estando fora da viatura.

Em jeito de resumo, estas são todas as tecnologias de segurança ativa com que poderá então contar no novo Hyundai Tucson:

  • Travagem Autónoma de Emergência com função de deteção de carros, peões e ciclistas (FCA)
  • Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA)
  • Assistência à Condução em Autoestrada (HDA) 1.5
  • Cruise Control Inteligente em Curva (NSCC-C) com base no sistema de navegação
  • Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA)
  • Radar de Ângulo Morto (BCA)
  • Saída do Veículo em Segurança (SEW)
  • Sistema Remoto de Estacionamento Automático (RSPA)
  • Câmara 360º (SVM – Surround View Monitor)
  • Monitorização do Ângulo Morto (BVM)
  • Alerta de passageiros nos bancos traseiros (ROA)
  • Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA)
  • Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA) 
  • Alerta de Fadiga do Condutor (DAW) 
  • Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo (RCCA)
  • Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA) 

8. Tração integral e modos off-road

Hyundai Tucson

Apesar de adaptado à vida cosmopolita, o novo Hyundai Tucson não deixa de ser um SUV, e a tração 4×4 e os vários modos off-road disponíveis são prova de que este modelo não foge às ruas raízes aventureiras.

A tração integral está apenas disponível na versão híbrida com caixa automática e utiliza a tecnologia HTRAC, assinatura da Hyundai, oferecendo assim uma condução mais ágil fora de estrada e uma melhor aplicação do binário do motor às rodas com maior tração.

Para além dos habituais modos de condução presentes em vários modelos da Hyundai, Normal, Eco e Sport, existem agora três modos off-road adicionais: Lama, Areia e Neve (Mud, Sand e Snow).

Auxiliando as prestações off-road estão também as novas Suspensões de Controlo Eletrónico (ECS). O sistema ECS controla automática e continuamente a suspensão do veículo para maximizar o conforto e a direção. Isto é, tendo em consideração as condições de condução, como a velocidade, a superfície da estrada, as curvas e os requisitos de travagem e de aceleração. Controlando a força do amortecimento individualmente a cada roda, o sistema ECS reduz os movimentos de rotação e de afundamento e também os movimentos verticais da carroçaria, melhorando a condução.

9. Motorizações

O novo Hyundai Tucson oferece uma vasta gama de motorizações adaptadas a todos os gostos e tipos de utilização, afirmando a Hyundai que o novo Tucson tem a opção mais ampla de motorizações electrificada no segmento C SUV.

Existem neste novo SUV três opções electrificadas (híbrido, híbrido plug-in mild hybrid) e dois motores de combustão interna.

Assim sendo, contamos com motorizações:

Combustão interna:

  • 1.6 T-GDi com 150cv (gasolina, caixa manual)
  • 1.6 CRDi com 115cv (diesel, caixa manual)

Mild-Hybrid 48V:

  • 1.6 T-GDI com 150cv (gasolina, com caixa manual ou automática)
  • 1.6 T-GDI com 180cv (gasolina, com caixa manual ou automática)
  • 1.6 CRDi 136cv (diesel, caixa automática)

Híbrido

  • 1.6 T-GDi com 230cv (gasolina, caixa automática)

Híbrido Plug-in

  • 1.6 T-GDi com 265cv (gasolina, caixa automática)

Todos os automóveis com caixa manual poderão estar equipados com a nova Caixa Manual Inteligente (iMT) da Hyundai, que não precisa de embraiagem para ser acionada.

10. Preços e chegada a Portugal

Hyundai Tucson

Os primeiros modelos do novo Hyundai Tucson (híbrido, diesel e gasolina, incluíndo as versões mild-hybrid de 48V, chegarão a Portugal no final deste ano. A versão híbrida Plug-In e a versão N-Line, com um perfil mais arrojado, chegarão no início de 2021.

Os preços ainda não foram anunciados, mas tendo em conta todas as novidades tecnológicas e a revolução pela qual passou pelo Hyundai Tucson, é expectável que os preços aumentem ligeiramente, devendo começar ligeiramente abaixo dos 30 000€.

Veja também