Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Out, 2022 - 01:21

6 dicas de como limpar a cabine de duche

Catarina Milheiro

Quer saber como limpar a cabine de duche de forma eficaz? Temos truques e dicas para acabar com as manchas e humidade.

Saber como limpar a cabine de duche é extremamente importante para evitar aquelas manchas de calcário que insistem em permanecer ou o bolor que se vai acumulando. Não só por uma questão de higiene, como também pela sua saúde.

Já refletiu sobre a quantidade de banhos que toma por semana? Se pensarmos bem, mesmo que sejam apenas duches rápidos, a verdade é que acabamos por fazer uma boa utilização do nosso duche.

Contudo, há que pensar também sobre as condições em que fica a cabine de duche após cada banho: desde manchas, cabelos, resíduos de champô ou acondicionador, entre outros aspetos. Talvez esteja na hora de fazer uma boa limpeza, para que fique como nova e a brilhar.

Não sabe por onde começar? Nós ajudamos.

Como limpar a cabine de duche? Siga as 6 dicas para uma limpeza eficaz

A cabine de duche é um dos locais da casa de banho que mais se suja e retém humidade. Isto acontece devido ao seu uso, fazendo com que aos poucos se acumulem resíduos de calcário ou bolor até.

Este tipo de situações faz com que se comecem a propagar cheiros estranhos (como o mofo), poeiras e manchas depositadas na sua cabine. Para além de verificar que o seu chuveiro está a ficar sem brilho, sente que o local precisa efetivamente de uma limpeza a fundo.

Não se preocupe: siga as dicas que temos para si e verá que a sua cabine de duche ficará como nova.

1.

Comece por limpar a haste e o tubo do chuveiro

Com a ajuda de um pano de microfibras, pulverize um pouco de um qualquer spray multiusos ou de água com lixívia, por exemplo. No fundo, o que se pretende é desengordurar a haste e o tubo do chuveiro para que se consiga fazer uma correta higienização.

Assim que começar a limpar e observar a sujidade acumulada no seu pano, vá passando o mesmo por água morna num balde à parte. Desta forma evita sujar ainda mais as superfícies.

Passe o pano de forma uniforme primeiro na haste que suporta o chuveiro e depois no tubo. Repita o processo até ter a certeza de que a sujidade ou resíduos foram totalmente eliminados.

E não se esqueça: utilize luvas para proteger a sua pele do contacto com a lixivia.

2.

Retire todos os champôs e limpe as prateleiras da cabine de duche

O próximo passo é a limpeza das prateleiras onde coloca alguns champôs, gel de banho e acondicionadores. Para o efeito, limpe muito bem o pano anteriormente utilizado e molhe com água e detergente.

De seguida, passe sobre as prateleiras e todos os locais onde coloca habitualmente outro tipo de objetos que possam sujar ou manchar. Se existirem manchas e estas persistirem, pode recorrer à lixívia ou, se preferir, a um spray multiusos.

3.

Limpe muito bem as paredes da cabine

Depois de limpas as prateleiras, é importante passar para as paredes da cabine de duche. Para tal, siga os seguintes passos:

  • Encha um balde com água morna e detergente;
  • Utilize o pano de microfibras, molhe na solução preparada e comece a esfregar as paredes lentamente;
  • Vá molhando e torcendo o pano à medida que o utiliza;
  • No final, despeje o balde com a água suja e lave muito bem o pano.

Se ainda assim, as paredes apresentarem manchas ou sujidade (principalmente nas juntas), veja a dica seguinte.

limpar a banheira
Veja também Limpar a banheira: truques para fazer esta tarefa sem esforço
4.

Limpe as juntas com bicarbonato de sódio e água oxigenada

As juntas dos azulejos da parede da cabine continuam escuras? Temos a solução para o seu problema. Para este passo, vai precisar de uma escova de dentes, bicarbonato de sódio e água oxigenada.

Misture uma parte de bicarbonato com duas partes de água oxigenada e aplique nas juntas com a ajuda da escova de dentes. De seguida, esfregue bem e enxague para retirar os vestígios.

No final, seque muito bem. Relembramos que as juntas molhadas são um paraíso para os fungos e o cheiro a mofo.

Caso prefira, também poderá optar por misturar uma colher de sopa de bicarbonato com meio limão: aplique a solução com a escova de dentes e espere 5 minutos. Depois, enxague e veja como as juntas ficam branquinhas.

5.

Utilize bicarbonato de sódio e vinagre para as manchas de calcário

Nada melhor do que um truque caseiro e altamente eficaz para a limpeza da nossa casa. E se também tem algumas manchas de calcário que parecem não querer sair por nada deste mundo, experimente esta dica.

Misture a mesma quantidade de vinagre com o bicarbonato num recipiente e mexa muito bem. Depois, espalhe a mistura pela cabine para que fique totalmente coberta (principalmente sobre as manchas de calcário).

Deixe atuar durante cerca de 20 minutos e em seguida poderá retirar tudo, enxaguando. Se ficar algum resto agarrado, pode utilizar uma esponja para o ajudar.

6.

Limpe a base do duche de forma completa

Se pensarmos bem, a base do duche é o local onde se acumula a maior parte da sujidade. E porque a nossa pele está em constante contacto com ela, deve ser muito bem higienizada.

Para o efeito, comece por remover o filtro do tubo de descarga e elimine cabelos e pelos que possam estar agarrados. Com a ajuda de uma esponja mergulhada numa mistura de água com lixívia, esfregue muito bem a zona.

Recorra ao pano de microfibras para limpar toda a base do duche: pode optar por utilizar água com lixívia ou com outro detergente desengordurante. Para terminar, utilize a parte mais áspera da esponja e passe com força em cada ponto até remover toda a sujidade que possa estar impregnada.

Agora que já sabe como limpar a cabine de duche de forma eficaz, coloque mãos à obra e veja por si próprio os resultados!

Veja também