Teresa Campos
Teresa Campos
05 Jan, 2019 - 15:21

A economia digital em Portugal

Teresa Campos

A economia digital tem conhecido vários avanços. Bitcoins, criptomoedas, NFT’s,… Fique a saber mais sobre estes avanços da tecnologia.

economia digital

Vivemos uma era digital, onde há cada vez mais avanços tecnológicos que visam o conforto das pessoas. Uma dessas comodidades é poder fazer quase tudo pela internet, sem ter que comparecer pessoalmente, havendo por isso uma economia digital. 

Todo esse boom atual inclui as chamadas criptomoedas. As criptomoedas, além de um meio de pagamento, também constituem novos mercados para a economia digital.

Existem cada vez mais plataformas de trading Portugal. Aliás, existe todo um conteúdo pelo mundo do trading em Portugal, como o que está em destaque na versão da Forbes Portugal

Seja como for, o comércio não é necessariamente uma novidade em Portugal, muito menos no mundo, mas é algo que sem dúvida veio para ficar e com o qual se aprende um pouco mais todos os dias.

Economia Digital: Criptomoedas

bitcoins

As criptomoedas chegaram ao mundo da economia mundial em 2009 e, desde então, não deixaram de dar que falar. Lembre-se que as criptomoedas se tornaram conhecidas graças ao bitcoin. O bitcoin abriu as portas para todas as outras criptomoedas que vemos hoje no mercado.

Essas outras criptomoedas, algumas das quais até competem um pouco com o bitcoin, são conhecidas como altcoins. Hoje, em Portugal, muita gente comercializa e, quem não tem, adquiriu pelo menos uma criptomoeda pelo menos uma vez na vida ou fez mesmo algum tipo de compra com ela.

Negociar é uma atividade de compra, venda ou troca de criptomoedas para obter lucro. Em Portugal, as criptomoedas formaram todos os tipos de mercados e existem cada vez mais plataformas para fazer comércio local. Isso, sabendo, é claro, que também existem plataformas internacionais.

Hoje, o mundo do comércio faz parte da economia mundial e Portugal não é excepção. Cada vez mais pessoas se dedicam a esta atividade de modo formal. E, no mundo das criptomoedas, há sempre espaço para coisas novas. Algumas cumprem funções muito específicas, mais do que apenas um meio de pagamento.

Existem criptomoedas cujo software oferece ou fornece soluções para problemas ou necessidades do mundo moderno, enquanto outras, de uma forma ou de outra, acabam a ceder lugar a novos mercados, como os NFTs.

Os mais recentes: NFTs

Os NTFs são os mais novos no mundo do comércio ou das criptomoedas. Eles não são exatamente criptomoedas, embora estejam vinculados ao mundo dos ativos digitais. 

Os NFTs também são conhecidos como Tokens não fungíveis. Isso significa que são peças muito valiosas, que não podem ser reproduzidas, que são únicas e irrepetíveis, pois o seu valor é especulativo e são mais complexas de negociar.

Os NFTs, ao contrário de criptomoedas em geral, não são comuns de encontrar. As criptomoedas costumam gerar grande volume de transações. São muitas as compras e trocas. Os NFTs, sendo algo mais exclusivo e de maior valor, nem sequer se encontram nas plataformas de negociação típicas de Portugal ou do Mundo, devendo estar localizados em determinados locais um pouco diferentes do habitual.

Veja também