ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Elsa Santos
Elsa Santos
03 Ago, 2022 - 12:00

Aceitar promoção quando procura outro emprego: sim ou não?

Elsa Santos

Uma decisão que pode tornar-se num verdadeiro quebra-cabeças: deve ou não aceitar uma promoção quando está à procura de outro emprego?

pessoa a candidatar-se ao contrato emprego inserção

Por mais interessante que possa parecer a oferta, entenda os prós e contras de aceitar promoção quando procura outro emprego.

Se está à procura de novas oportunidades de trabalho é porque, provavelmente, não está satisfeito com a sua situação atual. Muitos aspetos podem justificar essa desmotivação.

No entanto, se já está decidido a mudar logo que surja oportunidade, deve ou não aceitar uma promoção quando procura outro emprego?

Conheça os prós e contras.

Aceitar promoção quando procura outro emprego: vantagens e desvantagens

Sim, há vantagens e desvantagens em aceitar promoção quando procura outro emprego. Entenda algumas das principais.

técnicas de recrutamento inovadoras

Vantagens

Solução

Caso o seu descontentamento com a situação atual se prenda com a falta de reconhecimento, uma promoção pode ser a solução para se sentir melhor e decidir manter-se na empresa. Por outro lado, pode representar a solução, mesmo que temporária, para algum desconforto financeiro e mesmo psicológico, até conseguir mudar para algo melhor.

Currículo

Ser promovido pode representar, não apenas aumento do valor mensal recebido, mas também a passagem para um cargo superior com mais responsabilidade, o que assume um peso muito relevante para o currículo e poderá abrir outras portas.

Poder de negociação

Com uma promoção, é natural que se sinta mais seguro das suas capacidades e isso dá-lhe um maior à vontade para negociar com outras entidades.

Desvantagens

Compromisso

Ao aceitar uma promoção, acaba por estar a reforçar o compromisso com a empresa. Afinal, isso representa um reforço de confiança da parte da entidade. Este aspeto pode colocar em causa a decisão de sair, inibindo-o a faze-lo ou mesmo levando-o a mudar de ideias.

Imagem

Digamos que se já decidiu deixar a sua atual entidade empregadora, aceitar agora uma promoção pode deixa-lo “ficar mal na fotografia”, a menos que as condições salariais fossem a única razão na base do seu descontentamento ou conte fazer essa mudança a longo prazo.

Caso a sua mudança esteja decidida, tenha uma boa relação com os superiores e deseje manter essa porta aberta, talvez o melhor seja “abrir o jogo” e se ambos estiverem de acordo, a promoção pode avançar ainda assim. Atenção que este pode ser uma maneira de a empresa o demover da sua decisão.

Regressão

Ao aceitar uma promoção pouco tempo antes de procurar uma nova oportunidade, arrisca-se, mais facilmente, a ficar desiludido com a oferta de salário para uma nova experiência. Considerando que começará num nível diferente poderá passar a receber menos. No entanto, pode valer a pena esse passo atrás, caso considere que será mais feliz e haja espaço para progredir na carreira.

Pese bem as motivações da sua intenção de saída e compare com os benefícios de aceitar uma promoção quando procura outro emprego

Veja também