Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
04 Jun, 2014 - 11:03

4 coisas que os empreendedores devem deixar de fazer imediatamente!

Margarida Ferreira

Depois de várias dicas sobre a atitude certa dos empreendedores, chegou a altura de fazer uma lista com as coisas que não deve fazer. Elimine estes hábitos da sua vida e o caminho para o sucesso vai tornar-se mais fácil.

4 coisas que os empreendedores devem deixar de fazer imediatamente!

1. Esperar

placeholder-1x1
Ação! Já sabe que quer ter sucesso e está disposto a trabalhar e a dar o máximo de si. Então está à espera de quê? É frequente não saber por onde começar, arranjar problemas e obstáculos em todo o lado, e a verdade é que eles existem e também é certo que o primeiro passo é o mais difícil. Por isso, defina objetivos e leve as coisas uma de cada vez, mas não fique à espera de soluções.

2. Queixar-se

placeholder-1x1
Mais uma vez, é verdade que existem obstáculos no caminho e que dar o primeiro passo é sempre a parte mais complicada, mas queixar-se sobre isso não vai ajudar. Todas as pessoas têm problemas e, de uma forma ou outra, cada país tem as suas dificuldades económicas, políticas e sociais, pelo que a crise não deve ser a desculpa para tudo. Seja o tipo de pessoa que procura soluções e que, se encontra um problema, toma a iniciativa para dar a volta à situação.

3. Criar conflitos

placeholder-1x1
Este ponto prende-se com o anterior no sentido em que, sempre vai haver pessoas à sua volta que gostam de se queixar, de criar conflitos e rumores. Pode sentir que tem de agir da mesma maneira para fazer parte do “grupo”, mas se quiser ser produtivo e atingir os seus objetivos, afaste-se deste tipo de pessoas. 

4. Querer fazer tudo

placeholder-1x1
Sim, o multitasking é importante e, ao falar em empreendedorismo, está implícito que é necessário trabalhar muito e em muitas áreas ao mesmo tempo. No entanto, um dos erros frequentes dos empreendedores é quererem assumir toda a responsabilidade e não saberem delegar. Já seja para tarefas básicas ou para resolver situações mais complexas, é importante saber pedir ajuda e rodear-se das pessoas certas. Se é o tipo de pessoa que quer fazer tudo, acrescente este ponto à sua lista de coisas a não fazer! 
Veja também: