Publicidade:

7 noites em Maiorca: 7 dicas para umas férias fantásticas

Tem uma semana de férias e quer gozá-las num destino com uma ótima relação qualidade-preço? Passar 7 noites em Maiorca é o programa ideal.

7 noites em Maiorca: 7 dicas para umas férias fantásticas
Maiorca é um paraíso mediterrânico

Prepara-se para passar 7 noites em Maiorca? Então, este artigo é para si – pois está repleto de dicas sobre o que fazer e visitar nesta, que é a maior das Baleares. Esta é uma estância balnear com uma larga tradição na arte de bem-receber os turistas, em particular os veraneantes que escolhem este simpático destino para as suas férias.

Nem a família real espanhola escapa aos seus encantos, tendo aqui uma residência oficial. Pelo menos na Páscoa e no verão, o Rei Filipe VI e a rainha Letícia fazem questão de viajar até Maiorca para usufruir do seu excelente clima e da sua hospitalidade durante alguns dias. De seguida, conheça as principais atrações deste paraíso mediterrânico.

7 coisas para ver e fazer numas férias de 7 noites em Maiorca


maiorcaFonte: Pixabay/Walkerssk

As praias

O principal objetivo das pessoas que rumam a Maiorca é fazer praia. E não é por acaso: as águas cálidas do mediterrâneo e a envolvente natural, oferecendo muitas praias em forma de baía, ou calas, emolduradas pelas arribas douradas, fazem com que este seja um ótimo destino de férias.

Uma vez em Maiorca, não se fique pela praia do seu hotel e vá conhecer os mais bonitos areais em redor da ilha – mesmo que sejam mínimos! Eis algumas das praias a não perder, de entre as cerca de 200 existentes na ilha:

  • Playa d’Alcudia (Norte)
  • Port de Pollença (Norte)
  • S’Armador (Sudeste)
  • Cala Mondrago (Sudeste)
  • Cala PI (Sul)
  • Portal Vells (Sudoeste)
  • Port de Soller (Oeste)

Cap Formentor

maiorcaFonte: Pixabay/hikersbay

Numa estadia de 7 noites em Maiorca, há outro ponto da ilha que deve ser visitado, sobretudo por quem gosta de sentir a imensidão e a imponência do mar, numa atmosfera contemplativa inesquecível. Falamos do Cabo Formentor, no ponto mais a norte da ilha. Pare no Mirador des Colomer e aprecie este quadro natural a partir da torre de vigia do século XVI.

Ali perto, poderá ainda visitar a curiosa aldeia de Banyalbufar, de origem árabe, e a recôndita vila de Estellencs, onde o Mirador de Ricardo Roca, junto ao restaurante Es Grau, lhe mostra um cenário incrível da costa noroeste da ilha.

Os tesouros subterrâneos

As grutas de Maiorca são mundialmente famosas e não é para menos. À semelhança das nossas Grutas de Mira de Aire, proporcionam um espetáculo singular de cores e formas, devido às suas criações calcárias. São várias as cavidades subterrâneas que podem ser visitadas na ilha:

Grutas de Drach
São as maiores grutas de Maiorca, famosas pela sua iluminação e pelo grande lago Martel, um dos maiores maior lagos subterrâneos do mundo. Aqui, depois de assistir a um concerto de música clássica ao vivo, poderá dar um passeio de barco.

Grutas de Artà
A entrada para estas grutas, através de um túnel na imponente arriba é um dos seus cartões de visita. Fica ao pé da praia Canyamel, onde poderá descansar um pouco e dar um mergulho.

Grutas de Hams
Com uma imensa profusão de estalactites e estalagmites de formas curiosas e com alguns vestígios pré-históricos, nestas grutas pode assistir-se a um espetáculo de multimédia.

O centro histórico de Palma

Catedral de Palma de MaiorcaFonte: Pixabay/Walkerssk

A cidade de Palma e as zonas próximas são as mais procuradas pelos turistas, ainda que toda a ilha esteja repleta de belos lugares para ficar alojado. Mas seja onde for que fique instalado, é obrigatória uma visita ao centro de Palma, a capital de Maiorca. Eis algumas das atrações que vai gostar de visitar:

  • Catedral
  • Banhos Árabes
  • Castelo de Belver
  • Palácio de La Almudaina (residência oficial dos reis de Espanha)
  • Fundação Pilar y Juan Miró
  • Convento de Santa Clara
  • Igreja Franciscana La Porciúncula

O comboio de Sóller

Vai a Maiorca em família? Então temos um programa delicioso, que os mais novos irão adorar: fazer uma viagem a bordo de um comboio antigo, que liga Palma à pitoresca vila de Sóller. Uma vez aqui, mude para o elétrico e chegará ao encantador Port de Sóller.

Trata-se de um passeio histórico, em carruagens do início do século XX totalmente remodeladas. De Palma a Sóller são cerca de 27 km, e de Sóller ao seu Porto, são cerca de 5 km. Uma experiência formidável, onde as bonitas paisagens serão uma presença constante.

O Mercado de l’Olivar

maiorcaFonte: Pixabay/MedienService

Nestes 8 dias e 7 noites em Maiorca, sobretudo se estiver alojado na zona de Palma, deve reservar algum tempo para visitar o maior mercado da cidade. Os mercados são locais fantásticos para tomar o pulso à sociedade local, para contactar com os seus costumes e, claro, com os seus hábitos alimentares.

O Mercat de l’Olivar surpreende pela sua organização e pelas suas bancas coloridas e repletas dos mais variados artigos frescos. Para além das bancas onde poderá comprar produtos regionais, como queijos, mel ou enchidos, conte com uma zona de restauração, onde poderá degustar desde iguarias maiorquinas a sabores de outras cozinhas.

A cozinha maiorquina

Por último, qualquer programa de 8 dias e 7 noites em Maiorca tem de incluir saborosos momentos de degustação das especialidades maiorquinas, como por exemplo a ensaimada, uma espécie de pão doce enrolado, que pode ser simples ou gulosamente recheado.

Quanto a salgados, não deixe de provar o tumbet, um estufado de legumes cozinhado tradicionalmente numa panela de barro, e a coca de trampó, uma espécie de pizza de vegetais frescos. Há ainda uma série de pratos e produtos regionais, muitos deles típicos de cada zona ou vila da ilha, que vale a pena conhecer.

Ficou com vontade de viajar até à maior ilha das Baleares? Consulte já os programas de 7 noites em Maiorca da TopAtlântico, disponíveis a partir de Saiba tudo aqui.

Veja também: