Publicidade:

Descubra a maneira certa de responder a anúncios de emprego

A maneira certa de responder a anúncios de emprego é, no fundo, personalizar a resposta. Neste artigo apresentamos uma lista de 10 formas de o fazer.

Descubra a maneira certa de responder a anúncios de emprego
A maneira certa de responder a anúncios de emprego: 10 dicas

Qual a maneira certa de responder a anúncios de emprego? Existe algum método mais eficaz do que todos os outros para o fazer? A resposta é: sim, poderá haver uma ou várias maneiras acertadas, mas terá que o descobrir por si e tendo em atenção cada candidatura em particular. Por isso é tão importante analisar de antemão e com minúcia cada anúncio e descortinar qual será a melhor forma de lidar com ele. Responder de forma igual e sistemática a todos os anúncios revelar-se-à infrutífero – as hipóteses de ser bem sucedido diminuem a passos largos quando assim acontece.

A maneira certa de responder a anúncios de emprego em 10 dicas


Depara-se com dificuldades a responder a anúncios? Damos 10 sugestões para melhorar a sua estratégia de candidatura e encontrar a maneira certa de responder a anúncios de emprego.

Como escrever uma carta de apresentação: dicas úteis

1. Responder estritamente ao que é pedido no anúncio, e da forma que é pedida

Muitas vezes o melhor é mesmo não inventar, e ir de encontro ao que está descrito no anúncio. Se estão a pedir uma carta de apresentação e um currículo, talvez não seja boa ideia enviar o seu portfólio, pelo menos nesta fase. Não agir de acordo com as coordenadas que lhe pedem pode causar uma impressão de que está a querer dar um passo a mais, e isso pode ser mal interpretado. Se está ansioso por mostrar mais do que o lhe pedem, vá com calma e espere pelo momento certo para ao fazer, a posteriori. Isto resulta bem quando não tem qualquer contacto ou referência na empresa. Se por exemplo pedem expressamente para não responder ao anúncio por email, e apenas por carta, faça-o.

2. Use um endereço de email credível

No caso de usar o seu email pessoal para responder a um anúncio de emprego, não se desleixe. Caso tenha a oportunidade de possuir ou criar um endereço de email profissional, como “[email protected]“, use-o. Se usar uma caixa de email com um nome pouco credível e que deixa uma imagem pouco profissional, isso não será um ponto a seu favor. Evite usar endereços pouco profissionais, como “[email protected]”.

3. Escreva corretamente

Seja por email, ou por carta, certifique-se de que usa um texto bem formatado, com estrutura profissional, e não se esqueça de incluir uma assinatura, e uma ortografia apropriada.

Aprenda a redigir cartas de apresentação originais >>

4. Candidatura presencial

Há quem defenda que apresentar uma candidatura presencial é a forma ideal de se concorrer a um emprego. Demonstra auto confiança e proatividade, e num mundo ideal, existe sempre o sonho de se conseguir ingressar no emprego nesse preciso momento. No entanto, antes de o fazer, solicite sempre autorização. Aparecer de surpresa no escritório de um empregador durante o seu dia de trabalho pode resultar em tornar-se incómodo – e parecer uma pessoa chata e intrusiva é a última coisa que quer nestas alturas.

carta de apresentação

5.  Responda no mesmo tipo de linguagem apresentado no anúncio

Faça um esforço para usar a mesma linguagem do anúncio de emprego. Mesmo que pareça estranho estar a aplicar termos demasiado específicos ou técnicos, responder na mesma moeda cria uma empatia cultural, e mostra que é capaz de se adaptar às necessidades de um local de trabalho diferente daquilo a que está habituado.

Saiba como preparar uma entrevista de emprego de sucesso >>

6. Demore o tempo certo – não seja demasiado apressado em responder

A pressa, como se sabe, é inimiga da perfeição. Além disso, ser mais rápido que a própria sombra poderá até nem jogar a seu favor, no sentido em que poderá, em alguns casos, dar um certo ar de desespero. O tempo ideal para esperar até responder a um anúncio de emprego é de uma semana. A maioria dos bons empregos não se resolvem de uma hora para a outra, nem de um dia para o outro.

7. Escolha as melhores alturas do dia para enviar a candidatura, e evite as piores

Estudos referem que a melhor altura do dia para submeter uma candidatura a um emprego é entre as 6 e 10 horas da manhã, enquanto a pior altura é entre as 16h e 21h. Se assim o fizer, terá mais probabilidades de conseguir uma entrevista.

8. Invista na qualidade da carta de apresentação

Sem uma boa carta de apresentação, é muito provável que a sua candidatura passe despercebida. Em apenas alguns segundos a carta de apresentação pode conseguir impressionar um empregador o suficiente para selecioná-lo para uma entrevista. O que escreve no primeiro parágrafo é muito importante. Analise outras cartas de apresentação antes de redigir a sua, e retire as melhores ideias.

9. Envie sempre uma nota de agradecimento no final de uma entrevista

Independentemente de como correu, ou de como será o resultado, cai sempre bem ser cordial e atencioso.

10. Envie sempre material personalizado

Prepare uma carta de apresentação e um currículo cuidadosamente para cada empresa. Quando uma candidatura é demasiado genérica, isso nota-se. Os empregadores são normalmente experientes em analisar esse tipo de coisas. Enviar uma candidatura especificamente preparada para cada anúncio demonstra inteligência, interesse, foco, e aumentará as hipóteses de dar nas vistas.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.