Publicidade:

Abasteci com o combustível errado: o que fazer?

"Abasteci com o combustível errado. E agora?" Já deu por si a fazer esta pergunta? Então, fique a saber quais os riscos desta troca e como resolvê-la.

Abasteci com o combustível errado: o que fazer?
Saiba como proceder, se abastecer com o combustível errado

Num dia rotineiro, decide reabastecer o seu automóvel e eis senão quando se dá conta de “abasteci com o combustível errado“. Nesta situação, é pertinente que saiba exatamente o que deve fazer perante esta realidade, evitando que tão cedo não volte a cometer este erro, de modo a preservar a saúde e longevidade do motor do seu veículo.

Abastecer com o combustível errado pode ser muito prejudicial para um veículo automóvel, uma vez que o funcionamento do motor é semelhante ao de um coração humano e uma troca de combustível equivale, simbolicamente, à troca de um tipo de sangue. Assim sendo, é de extrema importância perceber quais as ações a tomar, caso este incidente lhe aconteça. Quer por descuido do condutor, quer por engano do responsável pelo abastecimento do veículo, este tipo de problemática é passível de acontecer a qualquer um.

Se procura respostas à questão – Abasteci com o combustível errado. O que fazer? -, de forma a evitar, ainda em tempo útil, prejuízos, siga as nossas recomendações sobre esta temática.

Abasteci com o combustível errado: quais os procedimentos a tomar?


Se abasteceu o seu veículo com o combustível errado, é ideal que saiba como agir e poder fazê-lo com eficácia e rapidez.

Idealmente e, em primeira estância, não deve acionar a ignição do motor. Contudo, se não detetou o equívoco logo de imediato e arrancou com o carro, sem ter denotado o erro, o melhor a fazer é parar, logo após que percecionar algum sinal que induza que algo de errado se passa com o motor do seu automóvel. Estes sinais poderão transparecer através de algumas interrupções e falhas no trabalhar do motor ou através do excesso de fumo que acaba por sair precocemente pelo cano de escape.

abastecer combustível errado

Não ligar o motor

“Abasteci com o combustível errado. E agora?” A resposta a esta pergunta é simples: o passo mais importante de todos é mesmo que não opte por dar à ignição do seu motor, pois desta forma o combustível errado não irá chegar ao circuito de alimentação. Se, pelo contrário, acionar a ignição, o combustível irá começar a ser enviado para o motor, o que pode comprometer a sua funcionalidade. Se isto acontecer, a resolução do problema irá exigir um futuro investimento mais avultado.

Quem contactar?

Assim que tiver o carro parado num local seguro, contacte os serviços de assistência em viagem e solicite ajuda até ao local onde se encontra.

Caso constate o erro ainda no posto de abastecimento, deverá também informar os profissionais do local, pois eles poderão auxiliá-lo de imediato.

Como proceder se iniciou a viagem?

Conforme já referido, caso o condutor tenha reparado, já durante a condução, que errou no tipo de combustível, o motor irá também começar a evidenciar os primeiros sinais, tanto auditivos como visuais, de que algo não está bem. Ao dar início à ignição, os danos vão aumentando com o início do processo da combustão. Uma aceleração inicial e deficiente do veículo; o fumo em excesso a sair pelo cano de escape; a sonoridade estranha; e as falhas do motor a trabalhar são alguns dos sintomas primários de que pode ter errado no combustível com que abasteceu o seu veículo.

“Será que abasteci com o combustível errado?”… Caso fique na dúvida se abasteceu ou não o seu veículo com o combustível errado, o recomendado é que, mesmo assim, solicite de imediato os serviços de assistência.

5 casos mais graves


Dependendo do tipo de combustível do veículo e do combustível errado que utilizou, os prejuízos podem variar. Apesar da gravidade ser transversal, os casos podem ser mais ou menos graves.

abastecer automóvel

1. Carro a gasolina ou etanol abastecido erradamente com diesel

Independentemente da quantidade de óleo diesel abastecido por engano num carro a gasolina ou etanol, os danos podem ser muito graves. Devem ser tomados cuidados de todas as formas. Como o óleo diesel é viscoso, este deixa uma camada de óleo no tanque do depósito. Caso este não seja devidamente limpo, poderá condicionar o seu funcionamento.

2. Carro a diesel abastecido erradamente com gasolina

No caso de um diesel abastecido com gasolina, será fácil detetar o erro. Um carro movido a óleo diesel não pega se for abastecido com gasolina. Ao haver combustão, o veículo começará a mostrar indícios do erro. Deve ser levado a uma revisão com brevidade.

3. Carro a gasolina abastecido erradamente com etanol

Caso abasteça um veículo movido a gasolina com etanol, os danos serão relativamente mais pequenos. Deve, contudo, ser levado a uma oficina para que retirem o combustível errado, pois o sistema pode sobreaquecer com o etanol.

4. Carro a etanol abastecido erradamente com gasolina

Ao contrário do caso anterior, abastecer com gasolina um carro movido a etanol pode acabar por estragar e comprometer em absoluto o seu motor. Como a gasolina tem uma percentagem de octanagem (índice de resistência à detonação de combustíveis) inferior à do etanol, a detonação do motor pode fragilizá-lo ou invalidá-lo.

5. Carro a diesel abastecido erradamente com outro tipo de diesel

Alguns veículos com motor a diesel podem necessitar de ser abastecidos com um óleo diesel específico. Assim sendo, é importante que saiba que, em alguns casos, abastecer um veículo a diesel que consuma o tipo S10 com o tipo S500 (o mais barato) pode, a longo prazo, destruir o sistema de emissões do veículo.

Ao contrário de todos os casos anteriores, no caso de um motor a diesel abastecido com outro tipo de óleo diesel, basta que – aquando da deteção do erro – opte por abastecer o restante do depósito com o combustível correto.

Já no caso de abastecer diesel com tipo S10 num veículo que consuma o tipo S500, o motor não irá apresentar qualquer tipo de problema ou anomalia.

A mensagem de prevenção passa, simplesmente, pela medida de tentar evitar que esta situação ocorra mais do que uma vez. É possível tratar e limpar o motor do seu automóvel, dando novamente vida e resposta ao seu funcionamento. Considera-se igualmente relevante que obtenha o hábito de estar sempre atento perante o código de cor e descrição correspondente de cada pistola de abastecimento de combustível.

Veja também: