Publicidade:

Acessórios tuning: quais escolher

Atualmente, a lista de acessórios tuning à disposição dos amantes desta prática é extensa. Saiba onde comprar e quais os mais comuns.

Acessórios tuning: quais escolher
O indispensável para a estética e performance do seu automóvel

A história do tuning confunde-se com os primórdios da indústria automóvel. Para os fãs de carros modificados, o tuning serve para transformar qualquer modelo num carro único, otimizado e com novas características visuais e mecânicas. Hoje em dia os acessórios tuning são aplicáveis a praticamente todos os componentes do automóvel: jantes, suspensão, pneus, motor, carroçaria, interior do carro, sistema de escape, sistema de áudio, etc.

Todos estes componentes podem ser modificados para que consigam ter um desempenho superior, com o objetivo de tornar o veículo num carro de série, totalmente exclusivo e adaptado ao gosto e às necessidades do condutor e proprietário.

Acessórios tuning: opções não faltam

acessorios-tuning

O tuning tem evoluído bastante ao longo dos anos e as peças e materiais apresentados têm acompanhado a evolução do setor automóvel. As alterações de jantes por diâmetros maiores, a revisão total dos interiores e os rebaixamentos da carroçaria estão entre as preferências dos amantes desta prática.

Hoje em dia, existem diversos sites dedicados a esta prática onde pode comprar os mais diversos acessórios tuning:

Acessórios tuning: onde começar

Para quem começar esta prática, os primeiros tempos podem ser bastante confusos. As opções são variadas e as novas tendências vão surgindo de forma bastante célere. Seja para exposições, para participar em competições ou apenas por gozo pessoal, no universo dos acessórios tuning, as opções são muito variadas:

  • Iluminação
    Faróis de Nevoeiro, Faróis, Farolins, Lâmpadas, Piscas, Piscas Laterais;
  • Suspensão
    Amortecedores, Molas, Anti Roll Bars, Barras Anti-Aproximação, Kits de Suspensão Desportiva ou Pneumática;
  • Motorização
    Lubrificantes, Sistemas de Escape, Filtros de ar, Intercoolers, Radiadores;
  • Interior
    Bancos Desportivos, Cintos de Segurança, Manetes da Caixa de Velocidades, Manómetros e Suportes, Volantes ou Tapetes;
  • Travagem
    Discos, Pastilhas, Tubos de Travão;
  • Pneus e Jantes
  • Exterior
    Embaladeiras, Grelhas, Para-Choques Frontais, Para-Choques Traseiros, Spoilers / Difusores;
  • Outros acessórios
    Sistema sonoro, componentes eletrónicos.

Estes são alguns dos acessórios tuning mais comuns e que encontra facilmente em qualquer loja da especialidade. Atenção: os carros modificados devem seguir as normas em vigor. As alterações têm de ser aprovadas pelo IMT e as multas para quem não cumpre as regras são pesadas: até 1250€ para os proprietários dos veículos e até aos 6000€ para os vendedores e fabricantes de peças que não foram aprovadas.

Estética: acessórios tuning

Kit de Carroçaria

Pára-choques, saias laterais, spoilers, são acessórios tuning obrigatórios no mundo das modificações estéticas. Há modelos mais simples, outros mais vistosos que não vão deixar o seu carro passar despercebido. Quer pelo aparato estétco, ou porque, devido à reduzida altura relativa ao solo, vão ficar pelo caminho quando passar uma lomba ou uma passadeira nivelada.

Jantes

Os centímetros neste mundo ficam de fora, nas jantes falamos em polegadas. Obrigatório é aumentar o tamanho, de 16 polegadas para 19, ou 21 com uns pneus de baixo perfil. No design nada é uma imposição, muitos raios, mais finos ou mais grossos e há até jantes que, paradas, têm na zona central um dispositivo que roda. A tecnologia não é nova, mas surpreende sempre. Um acessório tuning obrigatório.

Vidros escurecidos

Antes de tudo é importante saber que é possível fazer esta alteração dentro da lei. Além de darem mais privacidade, dão também mais personalidade ao seu carro. Apesar de não ser um acessório tuning é obrigatório quando se fazem modificações ao carro.

Modificações no interior

Desde o volante, que não é permitido alterar, até à maçaneta das velocidades e do travão de mão. Lembre-se que os acessórios tuning para o interior são tão importantes quanto os de exterior, já que quando conduzir o seu carro é no interior que vai estar.

Performance: acessórios tuning

Travões

Sim, é importante que o carro consiga acelerar num ápice, que faça um som fantástico, mas a travagem é por vezes subvalorizada. Já reparou é isto que o separa da árvore que está logo depois da curva?

Escape

O sistema de escape é muito importante também já que permite modificar o som que o seu carro vai produzir, além de melhorar um pouco a performance. Mas tenha atenção aos decibéis.

Caixa de velocidades

Melhorar os componentes da caixa de velocidades é algo obrigatório no campo da performance. Desta forma vai conseguir levar o carro ao extremo e no final pode continuar a conduzir. Engrenagens mais resistentes e um novo escalonamento podem ser boas opções.

Suspensão

Algo obrigatório nos acessórios tuning está na suspensão, desde as molas até aos amortecedores. Rebaixar o carro não pode ficar de parte apesar de, no campo legal, não ser aconselhado.

Veja também: