Publicidade:

4 razões pelas quais acorda a meio da noite para ir à casa de banho

Porque acordamos várias vezes a meio da noite para urinar? Há várias razões que podem fazer com que isso aconteça. Conheça-as neste artigo.

4 razões pelas quais acorda a meio da noite para ir à casa de banho
Saiba o que está por detrás deste fenómeno

Levanta-se várias vezes de noite para ir à casa de banho? O que lhe acontece tem um nome e é um fenómeno urológico. É conhecido por noctúria e pode ter várias causas associadas. Neste artigo vai ficar a saber mais sobre o que faz com que acordemos a meio da noite para urinar.

Segundo a Associação Portuguesa de Urologia (APU), cada micção é precedida e seguida de um período de sono. Sofrem de noctúria todas as pessoas que acordam várias vezes para urinar de noite, não existindo um número específico de ocorrências para que seja classificado como tal.

De acordo com a informação publicada na página da APU, da responsabilidade do especialista do Serviço de Urologia do Hospital Curry Cabral – Lisboa, José Garção Nunes, a noctúria tem três grandes grupos de causas.

Porque acordamos a meio da noite para ir à casa de banho?


1. Causas relacionadas com o volume de urina na bexiga

cafe

A noctúria é um fenómeno que tem maior probabilidade de acontecer com o avançar dos anos. A idade é, sem dúvida, uma das causas associadas. Outra, mais óbvia, tem a ver com a ingestão excessiva de líquidos. Se bebermos muito antes de dormir, podemos, consoante as características individuais de cada um, ter de nos levantar mais vezes de noite para urinar. Também o consumo de bebidas com cafeína está associado a um aumento de volume de urina na bexiga.

Em casos mais graves, acordar durante a noite para ir à casa de banho pode estar ligado a doenças endócrinas ou metabólicas, como são os casos da diabetes e da hipercalcemia (concentração excessiva de cálcio no sangue).

Pode também estar relacionada como situações como:

  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Hipoalbuminemia (baixa concentração de albumina no corpo, associada muitas vezes a casos de desnutrição);
  • Doença vascular periférica;
  • Insuficiência venosa.

2. Causas relacionadas com a bexiga

infecao urinaria

Normalmente, o nosso corpo está preparado para armazenar uma determinada quantidade de urina e permitir que possamos dormir a noite inteira, sem necessidade de ir à casa de banho. Uma das razões para acordarmos a meio da noite para urinar é precisamente se a nossa bexiga tiver uma baixa capacidade de funcionamento.

Problemas como a incontinência ou uma inflamação ou infeção na bexiga podem estar também ligados à noctúria.

3. Causas relacionadas com o sono

insonia

Se tiver problemas em dormir, é possível que surja um fenómeno como este. Há alguns casos em que a pessoa não acorda com a necessidade de urinar, pois já está acordado e por isso vão à casa de banho durante a noite. Estes casos, segundo o especialista da Associação Portuguesa de Urologia, também devem ser considerados como noctúria.

Neste caso, as causas estão relacionadas com problemas associados ao sono, como por exemplo:

4. Causas relacionadas com problemas de próstata

problemas prostata

A hiperplasia benigna da próstata é também uma causa muito comum de noctúria, sobretudo em homens com idade superior a 50 anos. Trata-se de um aumento de volume da próstata, uma glândula que se localiza abaixo da bexiga e envolve a uretra.

Como aumenta de tamanho, pode estreitar a uretra de forma gradual, dificultando assim o fluxo de urina. Ao mesmo tempo, os músculos da bexiga tornam-se mais espessos e fortes, tornando também problemas ao urinar. Como a bexiga nunca se consegue esvaziar por completo em cada micção, isso vai obrigar a idas mais frequentes à casa de banho.

Veja também: