Publicidade:

Como agendar o envio de e-mails no Gmail

Por definição, a Google não permite agendar o envio de e-mails no Gmail, mas existe, ainda assim, forma de o fazer. Saiba como.

Como agendar o envio de e-mails no Gmail
Só precisa de um pequeno truque

Seja por que motivo for, pode querer agendar o envio de e-mails e não saber como. Um dos serviços que mais utilizadores tem atualmente é o Gmail. No entanto, esta plataforma não permite esse tipo de agendamento, mas pode instalar um plugin que o permite.

Saiba como agendar o envio de e-mails no Gmail


email

Imagine que há um email que quer enviar, cujo conteúdo está já preparado, mas que depende da resposta de alguém para se proceda ao envio. Em contexto profissional, esta é uma situação que acontece várias vezes e há alturas em que certamente gostaria de retardar esse envio.

Se utiliza o Gmail, o serviço de email gratuito da Google, talvez já saiba que ele não permite este género de agendamento, mas não desespere. Há um truque que pode implementar sem custos e que lhe vai facilitar a vida, pelo menos nestas situações.

Tudo o que precisa é de instalar o plugin Boomerang for Gmail, uma extensão que está disponível para Google Chrome, Opera, Safari e Mozilla Firefox. A instalação é rápida e gratuita, assim como a configuração, que não lhe deverá trazer qualquer dificuldade.

Ainda que a forma de instalação possa variar ligeiramente de browser para browser, o método é muito semelhante, pelo que tudo o que precisa é de ler atentamente as instruções que vão surgindo ao longo do processo de instalação e configuração.

Como instalar o Boomerang for Gmail

Em primeiro lugar, faça uma rápida visita ao site oficial do Boomerang for Gmail, onde poderá obter o ficheiro de instalação que precisa para agendar o envio de e-mails. Rapidamente irá notar a presença de um grande botão vermelho que surge no início da página, que diz: “Add this to your Gmail!” (em português, “adicione isto ao seu Gmail”).

Não se preocupe em procurar o ficheiro de instalação adequado ao browser que utiliza. Tudo o que precisa de fazer é de, em primeiro lugar, carregar no referido botão, que automaticamente deteta o browser que utiliza e o direciona para a página de instalação correta. Depois, só precisa de seguir estes passos:

  1. Uma vez na loja online de plugins do seu browser, atente nas instruções ilustradas;
  2. A nomenclatura pode variar de browser para browser, mas deve clicar na opção que lhe permite adicionar ou instalar a extensão do Boomerang for Gmail;
  3. Concorde com a instalação para finalizar o processo.

Como agendar o envio de e-mails com o Boomerang for Gmail


email

Depois de instalado o plugin, importa agora saber como é que pode começar a utilizar, de facto, o mesmo e assim dar início aos agendamentos de e-mails que precisa de fazer. Para isso, siga os passos descritos abaixo e defina os envios da forma que quiser:

1. Depois de instalada a extensão do Boomerang for Gmail, entre na sua conta;

2. Se não tiver o login feito, insira as suas credenciais e entre no Gmail normalmente;

3. Uma mensagem pop up irá surgir automaticamente no seu ecrã com as instruções de utilização do Boomerang for Gmail. Se quiser ler o tutorial, vá clicando no botão de “Seguinte” à medida que for lendo os passos descritos. Caso queira ignorar as instruções, carregue em “Skip”, que se encontra ao lado do botão anterior;

4. Crie um novo email ou, então, responda a um já existente na caixa de entrada;

5. Depois de ter a mensagem pronta, não clique em “Enviar” como costuma fazer, mas sim em “Send Later“, um botão vermelho que deverá encontrar imediatamente abaixo do botão de envio normal;

6. Uma outra caixa de informações irá surgir, onde lhe será pedido que defina quando quer que o destinatário receba o email que acabou de escrever. É aí que deve escolher se a mensagem será recebida em uma, duas ou quatro horas,  na manhã ou na tarde seguinte, dentro de dois ou quatro dias, em uma ou duas semanas ou, finalmente, dentro de um mês;

7. Se estes prazos não lhe convierem, pode sempre definir, na caixa abaixo das opções descritas, o dia exato em que pretende que o destinatário receba determinado email. Para tal, pode utilizar o calendário disponível e também definir a hora exata de entrada dessa mensagem;

8. Ao clicar em “Confirm“, o email será imediatamente enviado. No entanto, ele só dará entrada na caixa do destinatário no período que definiu anteriormente.

Desta forma, nunca mais terá dificuldades em agendar o envio de e-mails através do Gmail. Ainda assim, devemos alertá-lo que a versão gratuita do Boomerang for Gmail só permite até 10 agendamentos por mês. Se, por alguma razão, as programações que precisa de fazer ultrapassarem esse número, deverá considerar a versão paga.

Existem vários tipos de subscrição que dependem das suas necessidades enquanto utilizador deste plugin. Os preços oscilam entre os 4,99$/mês (aproximadamente 4,41€/mês) e os 49,99$/mês (aproximadamente 44,20€/mês) dependendo das funcionalidades que cada plano inclui.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.