Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
30 Nov, 2015 - 07:30

4 Dicas para alavancar a carreira

Júlia de Sousa

Veja como pode alavancar a sua carreira e rumar em direção ao sucesso.

4 Dicas para alavancar a carreira

Alcançar o sucesso profissional e construir uma carreira sólida é o objetivo máximo de qualquer profissional, mas por vezes há quem necessite de um “empurrãozinho” para alavancar a carreira e encontrar o caminho certo. Se é seu caso, continue a ler!

Alavancar a carreira: dicas para encontrar o sucesso

O maior responsável pela sua carreira e pelo seu sucesso (ou fracasso) será sempre você. Por muito que tente encontrar “culpados” não vai valer de nada. Por isso se quer realmente alavancar a sua carreira e encontrar o sucesso, o melhor é pôr mãos à obra. Conheça algumas dicas que o podem ajudar.

1. Defina objetivos com regularidade

Não estamos a falar de objetivos megalómanos, mas sim de objetivos tangíveis e atingíveis. Estas metas, se alcançadas, serão tidas em consideração nas suas avaliações periódicas. Pense no seu dia-a-dia de trabalho, nas suas tarefas e projetos e tente determinar um conjunto de objetivos que possam ajudá-lo a ir mais longe, a superar-se e a mostrar o seu valor. Claro que a par dos objetivos deve definir também o melhor caminho para os atingir. Certo é que com o passar do tempo, o mais provável, é que estes objetivos tendam a levá-lo mais longe.

2. Procure sempre melhorar

A melhor forma de alavancar a sua carreira é superar-se a si mesmo continuamente. Ou seja, identifique os seus pontos fracos e os seus pontos fortes e procure corrigi-los e/ou melhorá-los.

3. Vá além daquilo que lhe é proposto ou pedido

Não é novidade que um profissional que supere (pela positiva) as expectativas dos empregadores tem (obviamente) maiores probabilidades de ter sucesso. E é isso mesmo que deve fazer. Não se limite a fazer apenas o que lhe é pedido. Procure conhecer a fundo a realidade da empresa onde trabalha e as necessidades e objetivos da mesma e vá mais longe. Encontre a solução para um problema da empresa, procure melhorar os resultados obtidos… enfim, no fundo, trabalhe em prol do sucesso da empresa e verá que a sua carreira dispara.

4. Estude e aplique novos conhecimentos no seu trabalho

Sim, pode soar a cliché, mas este “cliché” é real e vai certamente dar frutos. Já por diversas vezes aqui falamos da importância de apostar na formação e de reforçar os seus conhecimentos e competências. Ao fazê-lo está a munir-se de novas ferramentas que podem ajudá-lo a dar algo mais à empresa e isso vai – sem dúvida – ajudá-lo a ir mais longe na sua carreira.

Pequenas (grandes) mudanças!

Não pense que precisa de fazer mudanças drásticas no seu dia-a-dia ou na sua postura para encontrar o rumo certo. No que diz respeito à sua carreira, por norma, pequenos (grandes) detalhes que ao longo do tempo podem fazer a diferença e ajudá-lo a ter o sucesso que tanto deseja.


Veja também: