Publicidade:

Alcatel 5: um smartphone acessível e atrativo com uma fraca bateria

O Alcatel 5 é um smartphone de baixo custo que se destaca pelo design trendy e elegante, mas deixa a desejar no que à performance e à bateria diz respeito.

Alcatel 5: um smartphone acessível e atrativo com uma fraca bateria
Alcatel 5 é ideal para os fãs de selfies

O Alcatel 5 foi apresentando no World Mobile Congress 2018, em fevereiro. A Alcatel é uma marca conhecida por produzir smartphones de baixo custo e o Alcatel A5 é disso um exemplo.

Este equipamento tem um design atrativo e trendy, com o ecrã a apresentar molduras reduzidas. Em termos de hardware e performance já deixa algo a desejar.

Alcatel 5: melhor por fora do que por dentro


Alcatel 5Fonte da imagem: Alcatel

O Alcatel 5 é um telemóvel de baixo custo de 5.7 polegadas que tem um design moderno. A tecnologia de reconhecimento facial, a câmara dupla frontal para selfies e o preço reduzido são os grandes trunfos deste gadget.

No entanto, em termos técnicos, o dispositivo não é o mais satisfatório: o software podia ser mais avançando, o processador também podia ser mais poderoso e a memória interna é pequena.

O Alcatel A5 é agradável à primeira vista. O telemóvel adotou a linguagem do design moderno ao apostar em molduras de ecrã muito reduzidas: é um pouco quadrado e tem bordas um pouco afiadas, mas é leve e confortável ao toque. Mas a Alcatel não nos deixa mesmo esquecer que este é um produto de baixo custo: o corpo do telemóvel é feito de plástico, apesar de aparentar ser de metal.

A câmara dupla frontal é um aspeto de destaque deste equipamento, sendo ideal para fotos de grupo e selfies. A app da câmara tem um sistema de reconhecimento fácil embutido que consegue detetar mais do que uma cara, o que é útil para os aficionados das selfies.

A câmara principal tem 12 MP e funciona bem, não sendo mais rápida a carregar e a capturar as fotografias parcialmente devido ao processador MediaTek 6750.

O hardware não é o departamento mais forte deste gadget. Em termos de performance, o dispositivo não sobressai, não sendo mais rápido devido ao processador. A memória interna também é escassa (16 ou 32 GB), apesar de poder ser aumentada até 128 GB. A bateria é apontada como uma das maiores fragilidades do Alcatel 5.

Veredicto

Este produto pode ser uma opção válida para quem pretenda um telemóvel que se destaque mais pelo seu design do que pelas suas capacidades técnicas e performance. E, claro, para quem seja um grande adepto de selfies. É um smartphone de custo reduzido e que tem muitos concorrentes à altura, mas que será capaz de atrair alguns admiradores.

Especificações técnicas
 Dimensões  152.3 x 71.1 x 8.4 mm
 Peso  144 g
 SIM  Single SIM ou Dual SIM (Nano-SIM)
 Ecrã  IPS LCD de 5.7 polegadas, aspecto 18:9, resolução 720 x 1440p
 Sistema operativo  Android 7.1 (Nougat)
 CPU  Mediatek MT6750 octa-core (4 x 1.5 GHz Cortex-A53 & 4 x 1.0 GHz Cortex-A53)
 GPU  Mali-T860MP2
 ROM  16 GB ou 32 GB (expansível até 128 GB via cartão microSD)
 RAM  2 GB ou 3 GB
 Câmara primária  12 MP com autofocus, flash dual-LED, deteção facial, HDR e panorama; vídeo [email protected]
Câmara secundária  13 MP + 5 MP
Conectividade  WLAN, Bluetooth, GPS; NFC, rádio, USB
Bateria  Não amovível de 3000 mAh
Cores  Dourado e preto
Preço  A partir de 229,99€

 

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.