Publicidade:

10 alimentos para baixar o colesterol

As pessoas com colesterol alto devem ter cuidados especiais, particularmente quando caem em exageros alimentares. Conheça 8 alimentos para baixar o colesterol.

10 alimentos para baixar o colesterol
Recuperação da nossa saúde

Provavelmente, já ouviu falar de bom colesterol e mau colesterol. No fundo, o colesterol é uma substância lipídica, que circula no sangue. Quando os níveis dessa substância estão particularmente elevados, isso pode traduzir-se na obstrução das artérias. Para evitar isso, conheça aqui 10 alimentos para baixar o colesterol e melhorar a saúde cardiovascular.

No nosso sistema temos presentes o colesterol LDL e o HDL. O tipo LDL é o que tem consequências negativas e cujos níveis aumentam com o consumo exagerado de gorduras saturadas e hidrogenadas, ou alimentos alterados pelo calor. O HDL é o “bom colesterol”, recebido através do consumo de alimentos ricos em ómega 3. E é sobretudo destes alimentos que precisamos de “acumular” colesterol.

A moderação através de uma melhoria nos hábitos alimentares é sempre a chave para manter uma vida saudável.

Alimentos para baixar o colesterol: 10 sugestões


1. Azeite

azeite

Os ácidos desta gordura vegetal são bastante benéficos no que diz respeito a baixar os níveis de colesterol. Tanto previnem o colesterol LDL, como ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL.

2. Vegetais de folha verde

espinafres

Os vegetais de folha verde, como espinafres ou bróculos, têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam as artérias a limpar a acumulação de gorduras prejudiciais.

3. Abacate

abacate

Os abacates contêm gorduras monoinsaturadas, o que favorece a formação de HDL e o torna um dos melhores alimentos para baixar o colesterol. Porque é um alimento rico em fibra, ajuda a eliminar gorduras negativas.

4. Chá verde

cha verde

O chá verde tem uma função drenante extremamente importante e é uma bebida rica em antioxidantes, particularmente importante para o combate aos altos níveis de LDL.

5. Salmão

salmao

Peixes “gordos” como o salmão são das mais importantes e melhores fontes de ómega 3, que são gorduras boas, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

6. Batata doce

batata doce

A batata doce é rica em fibras e antioxidantes. Além destas propriedades benéficas para reduzir os níveis de colesterol, é também um alimento pouco calórico, ideal para ser ingerido por quem pretende perder peso.

7. Alcachofra

alcachofra

As alcachofras contêm princípios amargos que funcionam como protetores do fígado, um dos órgãos mais afetados pelo aumento dos níveis de colesterol e acumulação de gorduras.

8. Noz

noz

Quem fala de nozes, pode também falar de outros frutos secos. Apesar de serem alimentos calóricos e energéticos, não contêm colesterol e protegem a oxidação das partículas que transportam o colesterol no sangue.

9. Romã

roma

A romã é especialmente benéfica em forma de sumo. O seu consumo ajuda a reduzir a acumulação de gorduras.

10. Maçã

maca

Bem dizem os mais antigos: “uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia”. É um alimento rico em antioxidantes, como os flavonóides, que evitam que o sangue esteja espesso e coagule. Contém também uma substância chamada metionina, que auxilia o fígado a processar gorduras.

Outras sugestões relativamente a alimentos para baixar o colesterol


1. Tente reduzir o consumo de laticínios e derivados;

2. Sempre que possível, prefira o peixe à carne;

3. Sempre que possível, opte por comer carnes brancas em vez de vermelhas;

4. Evite alimentos pré-confecionados ou pré-congelados;

5. Metade do prato da refeição deveria ser, preferencialmente, preenchido por hortaliças, legumes ou salada.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.