Publicidade:

5 alimentos que causam mau odor corporal

Até podem ser saudáveis, mas têm uma caraterística muito particular: podem estar na origem de maus cheiros. Conheça 5 alimentos que causam mau odor corporal.

5 alimentos que causam mau odor corporal
Saiba que alimentos deve evitar

Sabia que há alimentos que, quando ingeridos, fazem com o que o corpo liberte um cheiro semelhante ao do peixe? Na verdade, esta é uma doença do metabolismo, conhecida como síndrome de odor do peixe. De modo a evitar qualquer desconforto ou constrangimento, conheça alguns alimentos que causam mau odor corporal.

Estes são os alimentos que causam mau odor corporal


1. Alho

alho

O alho é, talvez, o mais conhecido dos alimentos que causam mau odor corporal. Mas além do indissociável mau hálito após consumir alho, este é também um potenciador de suor.

Tal facto deve-se à alicina, que é libertada quando o alho é esmagado ou triturado. Por outro lado, esta substância é também responsável por fazer do alho um alimento cheio de benefícios: é um anti-inflamatório natural, reforça a imunidade, melhora o sistema respiratório, regula o colesterol e ainda ajuda a perder peso.

2. Álcool

álcool

Uma “noite de copos” faz-se notar através de vários sintomas no dia seguinte. Além das dores de cabeça, é também recorrente acordar com mau hálito. Por outro lado, o excesso de álcool encontra-se também associado ao mau odor corporal, que é libertado através do suor e da respiração.

Isto acontece quando se verifica uma sobrecarga do fígado, que aumenta a intensidade do odor quanto maior a quantidade de álcool ingerida.

3. Peixe

peixe

Outros alimentos que causam mau odor corporal são os peixes. Na verdade, e por mais estranho que possa parecer, há mesmo o síndrome do odor a peixe, também conhecido como trimetilaminúria. Tal facto deve-se à dificuldade que certas pessoas têm em decompor a trimetilamina.

Esta síndrome desencadeia mau odor corporal nas pessoas que consomem peixe, sendo este cheiro a peixe libertado na respiração e transpiração, causando também mau hálito.

4. Brócolos

brócolos

Os brócolos são igualmente importantes para a saúde, pois são ricos em vitaminas A e C, cálcio, potássio e selénio, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Além disso, são ricos em fibras, pelo que podem ser ótimos em regimes de emagrecimento.

Porém, a sua riqueza em enxofre faz dos brócolos alimentos que causam mau odor corporal. A verdade é que para além de fazerem com que o próprio corpo liberte mau cheiro, origina uma acumulação de gases.

5. Carne vermelha

carne vermelha

O consumo de carne vermelha também pode causar mau odor corporal. Por ter uma digestão mais lenta, as carnes vermelhas contribuem para o aumento de bactérias, resultando num aumento do suor.

Deste modo, as pessoas que consomem mais carne vermelha acabam por ter um cheiro mais ativo, comparando, por exemplo, com os vegetarianos que têm um odor corporal mais suave. Uma forma de contornar este problema é optar por carnes brancas, como o frango ou peru, ou então reduzir o consumo de carne vermelha.

Veja também: