Publicidade:

5 alimentos que não deve lavar

Se aprendeu que a comida deve ser toda lavada antes de entrar na panela então desengane-se. Conheça agora os alimentos que não deve lavar quando cozinha.

5 alimentos que não deve lavar
Nem todos os alimentos devem ser lavados antes de cozinhados

Desde a infância aprendemos que devemos lavar tudo aquilo que queremos comer, desde a fruta aos legumes, passando pela carne e o peixe. O objetivo é, claro, eliminar qualquer sujidade ou bactérias que possam estar presentes na comida. Contudo, surpreenda-se, esta ideia está completamente errada quando estão em causa alguns produtos específicos. Está na altura de conhecer quais os alimentos que não deve lavar antes de os comer ou cozinhar.

A verdade é que tem de haver um equilíbrio: se por um lado há coisas que tem mesmo de lavar para não colocar em risco a sua saúde, por outro, há alimentos que podem tornar-se até mais perigosos por serem lavados. Tome nota.

5 alimentos que não deve lavar antes de os consumir


Um alimento pode não ser seguro para consumo mesmo que não tenha mau aspeto, mau cheiro ou que tenha sido o mais bem lavado possível. De facto, por muito estranho que lhe pareça, em alguns casos a lavagem é prejudicial na medida em que aumenta substancialmente o risco de contaminação por bactérias. Como se não bastasse, corre também o risco de espalhar as bactérias de que se tentou livrar pelo seu lava-loiça e quaisquer utensílios que use.

Por outro lado, corre também o risco de simplesmente “estragar” o alimento. Em alguns casos, a receita pode mesmo ficar arruinada pelo processo de lavagem.

Fique a saber quais os alimentos que deve manter afastados da torneira na próxima vez que cozinhar as refeições familiares.

1. Frango

frango é um dos alimentos que não deve lavar

Se costuma lavar o frango antes de o preparar ou colocar na panela então está na altura de parar. Não só não elimina as bactérias que possam estar na carne como ainda aumenta o risco de contaminação cruzada, uma vez que espalha essas mesmas bactérias pelo lavatório, outros alimentos e utensílios de cozinha.

A única forma de se livrar definitivamente das bactérias é cozinhando o frango, uma vez que as temperaturas altas vão resolver o problema. A mesma regra pode ser aplicada ao peixe.

2. Cogumelos

Pode parecer-lhe estranho mas o sabor e a consistência dos cogumelos pode alterar-se quando o alimento fica em contacto com a água durante muito tempo – isto porque são muito absorventes. A água não os torna perigosos; apenas os estraga, digamos assim. Contudo, deve ter cuidado para que os cogumelos não entrem em contacto com utensílios utilizados para arranjar outros alimentos, de modo a evitar qualquer contaminação.

3. Massa

a massa é um dos alimentos que não deve lavar

A massa é outro alimento que não prejudica a sua saúde quando lavado. No entanto, o problema reside na lavagem após a cozedura: a água retira o amido próprio deste alimento, o que faz com que os molhos não se fundam tão bem com a massacolocando em risco algumas receitas.

4. Ovos

Os ovos são um dos alimentos que não deve lavar – e, embora seja incomum, algumas pessoas fazem-no. Antes de serem embalados, os ovos passam por um processo de lavagem que tem como objetivo eliminar bactérias, sendo que no final é aplicada uma camada protetora de óleo mineral. Assim, não só não há necessidade de os lavar como corre o risco de originar um episódio de contaminação cruzada.

5. Carne vermelha

a carne vermelha é um dos alimentos que não deve lavar

Tal como acontece com o frango, a lavagem aumenta o risco de espalhar quaisquer bactérias que se encontrem na carne vermelha. Por outro lado, a água, ao penetrar os tecidos, pode arruinar o sabor característico da carne e, consequentemente, estragar a sua refeição.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.