Publicidade:

10 alimentos saudáveis que deve comer regularmente

Equilibrados do ponto de vista nutricional, pouco calóricos e super saborosos: há 10 alimentos saudáveis que deve comer sempre que quiser.

10 alimentos saudáveis que deve comer regularmente
Benefícios atrás de benefícios

A roda dos alimentos é composto por centenas de opções. Umas deve comer diariamente, outras regularmente e outras apenas de vez em quando. Hoje vamos abordar 10 alimentos saudáveis que deve comer com bastante regularidade e sugerimos algumas receitas com os mesmos para que não fique sem ideias!

Conheça 10 alimentos saudáveis que deve comer regularmente


alimentos saudaveis

Cogumelos

Os cogumelos estão cheios de benefícios nutricionais e podem ser excelentes aliados como acompanhamento de pratos de carne ou vegetarianos devido ao seu sabor complexo e saboroso! Os cogumelos são uma grande fonte de vitamina D, um nutriente que muitos de nós tem em falta. Muitas variedades têm ainda, de acordo com alguns estudos, propriedades imunológicas e anticancerígenas. Inspire-se e experimente as receitas de cogumelos recheados e do risotto de cogumelos.


Quinoa

A quinoa, apesar de tecnicamente ser uma semente, é tratada na cozinha como um grão. Ideal para saladas – quentes ou frias -, pode também ser usado em sopas, ou formado em hambúrgueres vegetarianos caseiros. Experimente este proteína completa através das nossas receitas com quinoa.


Azeite

O azeite é uma fonte surpreendente de gorduras monoinsaturadas saudáveis, que podem ajudar reduzir o colesterol geral no organismo e a diminuir o risco de doença cardíaca. É super versátil, dando para cozinhar e saltear, ou temperar saladas e sopas. Mas não fica por aqui…o azeite é um dos 10 alimentos saudável que deve comer e que pode ser uma adição deliciosa para sobremesas.


Salmão

O salmão é um peixe gordo que, sem dúvida, entra para a lista dos 10 alimentos saud´veis que deve comer. O salmão está cheio de ácidos gordos ômega-3, que, entre outras coisas, ajuda a manter a pele saudável e brilhante. Precisa de ideias? O que não faltam são opções deliciosas… Já experimentou as nossas receitas com salmão?


Batata-doce

Essas batatas estão cheias de beta-caroteno, que o nosso corpo pode converter em vitamina A e usar para nos proteger contra doenças como o cancro e doenças cardíacas, bem como condições crónicas como a artrite reumatóide. Espreite as nossas excelentes opções de receitas saudáveis com batata-doce.


Laranja

A laranja é muito conhecida por ser uma boa fonte de vitamina C, mas a verdade é que este alimento vai bem mais além! É excelente, por exemplo, quando o sistema imunológico precisa de um pequeno impulso e estimula a produção de colágeno É também uma excelente fonte de folato, potássio e vitamina B1.

Certamente pensa em laranjas como sendo a fruta para comer quando precisa de um pouco de vitamina C extra, mas sabia que, por porção, os kiwis têm cerca de duas vezes mais vitamina C que as laranjas? E eles são um dos 10 alimentos saudáveis que deve comer porque são também uma excelente fonte de potássio e de fitonutrientes. Experimente-os nesta e nesta receita.


Abacate

Os abacates são leves e cremosos, tornando-os perfeitos para adicionar a todos os tipos de pratos. Eles também são ricos em gorduras saudáveis ​​e monoinsaturadas que, entre outras coisas, parecem diminuir o colesterol mau (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue. Eles integram a lista dos 10 alimentos saudáveis que deve comer por serem também uma boa fonte de fibra insolúvel e solúvel, bem como de vitamina K, vitamina E e luteína. Que tal uma salada de abacate? Veja as nossas dicas para aproveitar o abacate maduro.


Kiwi

Certamente pensa em laranjas como sendo a fruta para comer quando precisa de um pouco de vitamina C extra, mas sabia que, por porção, os kiwis têm cerca de duas vezes mais vitamina C que as laranjas? E eles são um dos 10 alimentos saudáveis que deve comer porque são também uma excelente fonte de potássio e de fitonutrientes. Experimente a receita de uma bebida refrescante com kiwi.


Brócolos

O brócolo tem uma enorme quantidade de vitamina K e de vitamina C. Ajuda, por isso, no combate aos atentados à nossa imunidade e à coagulação sanguínea normal e para desenvolvermos ossos e células fortes e saudáveis. É também um excelente opção se procura alimentos ricos em cálcio e em potássio.


Ovos

Para encerrar a lista dos 10 alimentos saudáveis que deve comer indicamos um muitos especial: os ovos. Eles são uma das melhores fontes de alimento da vitamina K-complexo, que é indicado para reduzir a inflamação no organismo e melhorar o desenvolvimento e a função neurológica. Além disso, a ideia de que os ovos contribuem para aumentar o colesterol mau tem vindo a ser posta em causa por vários estudos científicos. Experimente as nossas receitas criativas com ovos mexidos e surpreenda-se.

Veja também: