Publicidade:

As 6 melhores alternativas ao Microsoft Word

Temos 6 alternativas ao Microsoft Word que tem mesmo de conhecer. Existem algumas gratuitas e bastante satisfatórias, que vai querer incluir na sua rotina.

As 6 melhores alternativas ao Microsoft Word
Existe vida para além da Microsoft

Os processadores de texto são, talvez, a principal ferramenta do trabalho do dia a dia. Qualquer documento que seja necessário escrever – como uma carta, um relatório ou uma tese – são passíveis de serem criados num programa deste tipo. Por isso, vale a pena conhecer as alternativas ao Microsoft Word.

É sabido que a grande maioria dos documentos que circulam diariamente entre pessoas e computadores são criados no Microsoft Word, mantendo-nos “presos” a este aplicativo. Contudo, há “vida” para além do conhecido editor de texto e é sempre importante, pelo menos, conhecermos as alternativas ao Microsoft Word.

Vantagens e desvantagens do Microsoft Word


alternativas ao microsoft word

Vantagens do Microsoft Word

A universalidade e a capacidade apresentada por este processador de texto fazem dele um dos melhores (senão o melhor) entre os seus pares. Qualquer dúvida que tenhamos, uma ferramenta que não saibamos usar ou uma outra funcionalidade que já não usamos desde a versão 2.0 é passível de ser descoberta online.

Com tantos utilizadores, é normal haver algum com a mesma dúvida e que já a tenha ultrapassado. Por norma, encontramos sempre um tutorial em vídeo no YouTube.

Longe vai o tempo da incompatibilidade de versões. O Microsoft Word utilizava a extensão .doc para gravar os seus documentos, que muitos outros programas não conseguiam ler. Se conseguissem, era normal perder (pelo menos) as formatações mas, se fosse só isso, já era muito bom.

A capacidade de podermos, de forma colaborativa, trabalhar num mesmo documento é realmente uma inovação. Todos sabem usar o Microsoft Word e dificilmente haverá quem sinta dificuldades em manter uma estrutura e formatação igual à que lhe foi passada por outra pessoa.

Desvantagens do Microsoft Word

Como nem tudo o que reluz é ouro, o Microsoft Word traz consigo alguns pontos menos positivos. Agarrado a ele somos obrigados a comprar um pacote com outras ferramentas que, certamente, não precisamos tanto.

Independentemente da nossa profissão e das atividades dela provenientes, temos sempre de comprar um conjunto de, pelo menos, outras duas. O Microsoft Excel e o Microsoft PowerPoint servem para cálculos e apresentações respetivamente.

Dificilmente não os iremos utilizar, mas pode acontecer que não necessitemos deles. Imaginem um escritor ou uma administrativa que simplesmente trata da correspondência de uma determinada empresa. Raramente utilizará o Excel ou, muito menos, o PowerPoint.

E ainda há mais uma desvantagem a apontar: sendo um programa amplamente utilizado a nível mundial, a propensão de ataques informáticos sobre a forma de vírus é mais elevada. Por outro lado, a sua complexidade cria ficheiros com tamanho superior ao desejado. Vale, por isso, a pena conhecer as alternativas ao Microsoft Word.

6 ótimas alternativas ao Microsoft Word


Para fazer face ao domínio do gigante chamado Microsoft, começaram a surgir no mercado alternativas ao Microsoft Word, sendo muitas gratuitas para utilização geral.

Inicialmente, estavam apenas disponíveis para computadores baseados no sistema operativo Windows, mas com a propagação do Mac ou até mesmo do Linux, acabaram por se tornar verdadeiras soluções multiplataforma, unindo os diversos “povos”.

alternativas ao microsoft word

1. Open Office

Este pack de aplicações foi o primeiro grande concorrente do Microsoft Office. Traz aplicações concorrentes pars todas as nativas da solução da Microsoft. Traz de base:

  • Writer – processador de texto;
  • Calc – folha de cálculo;
  • Impress – apresentações multimédia;
  • Draw – ilustrações dinâmicas 3D;
  • Math – equações matemáticas em ambiente gráfico;
  • Base – base de dados.

É certo que se o MS Office trazia aplicações supérfluas, este exagera. Contudo, são gratuitas e, por conseguinte, não nos incomoda tê-las… Simplesmente não as usamos.

Ver Open Office >>

2. Libre Office

Outra distribuição com uma excelente reputação entre os internautas é o Libre Office. Gratuita, tal como o Open Office, esta suite revela ter uma fantástica alternativa ao Microsoft Word.

Traz, à semelhança de todas as outras, alternativas aos restantes programas que vêm junto com os pacotes de software de produtividade, mas é no Write que está a alternativa ao Microsoft Word. Trabalha na cloud, libertando os utilizadores da necessidade de espaço físico no computador e dotando-os de total mobilidade no acesso aos seus documentos.

Para não sair do que já se torna padrão, está disponível para as três principais plataformas em termos de sistemas operativos: Microsoft Windows, Linux e macOS.

Ver Libre Office >>

3. Google Drive

Quem não tem uma conta no Google? Um simples email?! Não? Não hão-de haver muitos utilizadores da Internet que não tenham um email no Gmail. É, simplesmente, o maior sistema de emails gratuito, disponível online. Com ele vem uma tonelada de outros aplicativos que abrangem um sem-fim de áreas pessoais e profissionais.

Nada melhor para ter o monopólio que disponibilizar software gratuito. E nisso a Google é exímia! Na área da produtividade entra em competição com as anteriores suites disponibilizando o Google Drive. Para além de um sistema de armazenamento online (gratuito), ainda disponibiliza uma série de programas bastantes úteis.

Google Docs é a alternativa para o Microsoft Word; o Google Sheets para o Excel. Depois ainda temos o Slides, o Forms… Até temos o Google Sites para alojamento de sites estáticos.

Sendo uma plataforma para utilização online, a sua transversalidade é indiferente às capacidades físicas (do hardware) da nossa máquina, bem como ao sistema operativo. O único requisito é uma ligação à Internet, o que nos dias que correm é perfeitamente banal. É, sem dúvida, uma das melhores alternativas ao Microsoft Word.

Ver Google Drive >>

4. TextMaker

Desenvolvido pela SoftMaker, o FreeOffice oferece várias alternativas ao Microsoft Office e, obviamente, uma alternativa ao Microsoft Word chamada TextMaker.

As ferramentas que possui são praticamente as mesmas e a compatibilidade com outras versões é garantida. Para além disso, lê qualquer documento .doc ou .docx. O melhor de tudo? É de graça.

Ver TextMaker >>

5. Word Online

Apesar de também ser desenvolvido pela Microsoft, o Word Online tem de ser considerado uma alternativa, uma vez que não o obriga a instalar o programa no seu computador.

Para escrever e editar documentos mais simples é mesmo o local ideal, uma vez que possui todas as ferramentas mais simples que costuma utilizar.

Ver Word Online >>

6. Writer do WPS Office

A revista PC World considera-o a melhor alternativa ao Microsoft Office. Os elogios não param por aí mas vamos falar de outras coisas. Há para iOS, Android e Windows. Para o sistema operativo da Microsoft tem mesmo duas versões: uma grátis e outra paga.

A interface é bastante familiar e semelhante à do Microsoft Word, porém o Writer traz muito mais ferramentas e, por isso, é uma das melhores alternativas ao Microsoft Word. Centenas de modelos de documentos já pré-formatados e prontos a usar e mais de 230 fontes.

Ver Writer do WPS Office >>

Conclusão


Independentemente da finalidade a que se preste, existem outras alternativas que podemos considerar no que respeita a programas de processamento de texto. Nunca poderemos dissociar os restantes programas das diversas suites.

Longe vai o tempo em que comprávamos apenas os programas de que necessitávamos. Agora somos “obrigados” a consumir o que nos disponibilizam. Se temos de usar o Microsoft Word, então iremos, com certeza, usar o Excel…  Já faz parte do pacote, certo?

O que pretendemos deixar claro é que, pela inexistência de custos associados, é perfeitamente possível e viável conseguirmos desligarmo-nos da Microsoft. Existem muitas mais alternativas às seis aqui apresentadas. Aqui, apenas referimos as mais utilizadas mundialmente, e que nos trazem as mesmas vantagens enunciadas anteriormente para a utilização do Microsoft Word.

Afinal, existe vida para além da Microsoft!

Veja também:

Nuno Machado Nuno Machado

Licenciado em Informática de Gestão, Pós-Graduado em Multimédia, WebDesign e Programação e Mestre em Tecnologias da Comunicação, sempre tentou manter-se atualizado perante a tecnologia. Gosta de tudo o que é diferente e nos possibilita uma melhor qualidade de vida. Apaixonado por fotografia, mantém um projeto pessoal nessa área. Contudo, é nos gadgets utilitários que reside a sua verdadeira paixão.