Nuno Margarido
Nuno Margarido
12 Set, 2015 - 07:30

Alternativas ao Windows Media Center

Nuno Margarido

Escolhemos várias alternativas ao Windows Media Center para que possa continuar a ter um centro multimédia, agora no Windows 10.

Alternativas ao Windows Media Center

Quer conhecer algumas alternativas ao Windows Media Center? Nós fizemos uma lista que lhe vai encher as medidas. Depois de a Microsoft ter anunciado, há poucos meses, que não ia manter o suporte ao Windows Media Center, muitos foram aqueles que se alarmaram por perderem o seu centro multimédia “tudo-em-um”. Foi um deles? Não se aflija, temos aqui várias alternativas para si. E das boas!

As 6 melhores alternativas ao Windows Media Center

Kodi (antigo XBMC)

A consola Xbox foi a primeira razão pela qual este centro multimédia foi criado. Apesar da ideia não se ter concretizado, o Kodi chegou ao topo e é, ainda hoje, um dos mais utilizados centros multimédia do mundo. Um dos fatores que faz do Kodi tão famoso é o facto de se adaptar a vários sistemas operativos, como é o caso do Windows, do Linux, do Mac OS, iOS e até Android. Pode ainda ser utilizado juntamente com uma placa de televisão para assistir a programas transmitidos em direto e pode também gravar os programas pretendidos. Mais importante ainda, dirão alguns, é a variedade de formatos multimédia que tem à disposição, facilitando o acesso a serviços como o Hulu, a Pandora ou o Youtube.

Plex

É, provavelmente, o segundo mais utilizado do mundo e é baseado no XBMC. O Plex torna fácil a tarefa de transformar o computador num servidor multimédia, através das funcionalidades do Plex Media Server. Se preferir, pode ainda utilizar a aplicação para Android e iOS para transmitir os conteúdos a partir do servidor central para todos os dispositivos que quiser. Parece um conto de fadas? Sim, mas tem um senão. Não tem a funcionalidade de TV – quer seja para assistir a programas em direto, quer seja para gravar programas.

MediaPortal

Apesar de ter começado como uma ramificação do XBMC, o Media Portal foi, entretanto, totalmente reescrito. Tem uma das interfaces mais interessantes desta lista, mas não é só uma “carinha laroca”. Permite assistir a televisão em direto, gravar os seus programas preferidos ouvir música, rádio, ver DVDs e Blu-ray e, como se já não chegasse, ainda permite visualizar fotografias. Mas não fica por aqui. Ainda tem acesso ao estado do tempo, à atualidade noticiosa e aos feeds RSS, entre muitas outras coisas.

Moovida

É possível que não conheça esta alternativa ao Windows Media Center. A Moovida é a menos conhecida mas é… gratuita. Já captámos a sua atenção? Ainda bem. Uma particularidade desta aplicação é que possui duas interfaces: uma para a gestão de arquivos no computador e outra para a procura e reprodução de conteúdo multimédia.

JRiver Media Center

Esta é uma opção premium – e por isso mesmo custa 49 dólares. O JRiver Media Center oferece suporte para conteúdos áudio, vídeo e de fotografia, assim como de redes para dispositivos DLNA. Precisa de um ponto positivo que o convença a gastar este dinheiro todo? Esta aplicação permite reproduzir música a partir de qualquer dispositivo. Já o convencemos de que vale a pena?

Emby

Tal como acontece no Plex, o Emby inclui um reprodutor e um servidor de conteúdos multimédia, uma conetividade simples e fácil de utilizar, capacidade de transmitir programas de televisão em streaming, suporte DLNA e permite sincronizar dispositivos móveis a uma nuvem. Tudo isso embrulhado numa interface bem agradável. É gratuito e está disponível para Windows ou Linux e claro, nas plataformas móveis, como é o caso da Android TV, Roku, Amazon Fire TV ou a Chromecast.

Veja também: