Publicidade:

6 alternativas baratas para ingredientes caros

É apaixonado pela culinária, mas não quer torrar o seu salário em especiarias premium? Conheça alternativas baratas para ingredientes caros.

6 alternativas baratas para ingredientes caros
Saiba quais são

O mundo da culinária não para de se reinventar a cada dia que passa. Há pratos para todos os gostos (e carteiras). Se está à procura de alternativas baratas para ingredientes caros, este artigo é para si.

O luxo também pode (e deve ser) ser consumido à mesa, nem que seja apenas em ocasiões especiais. Para garantir o gosto e o aroma de que tanto gosta nos pratos do seu dia-a-dia, pode optar por especiarias e produtos bem mais em conta e amigos da sua conta bancária.

Descubra as alternativas mais económicas para os ingredientes premium, que prometem revolucionar os seus cozinhados.

As melhores alternativas baratas para ingredientes caros


1. Vagem de Baunilha

alternativas baratas para ingredientes caros

Com origem nas vagens 
de uma orquídea do México, são os cristais brancos da vanilina que se agarram à vagem que conferem o seu sabor e aroma únicos, considerados por muitos dos mais especiais e cativantes do mundo.

Para garantir a correta utilização deste ingrediente nas suas receitas deverá abrir a vagem ao meio (no sentido do comprimento) e retirar todo o seu recheio, chamado caviar de baunilha. Feitas as contas, 3 gramas de vagem de baunilha custam, em média, cerca de 2,50€.

As alternativas mais comuns e baratas são o extrato ou a essência de baunilha. As duas opções ficam bem mais em conta e prometem adoçar os seus pratos da mesma maneira.

2. Trufa Branca

Procurado em todo o mundo, este é um fungo bastante raro e especial, já que a sua cor, perfume e sabor são determinados pela árvore junto à qual se desenvolve (normalmente tílias, carvalhos e choupos).

Este ingrediente é utilizado quase exclusivamente 
cru e laminado em fatias finas 
diretamente sobre o prato, sempre em 
doses mínimas (sensivelmente 20 gramas por cada prato). Pasme-se: 
1 kg de trufa branca pode chegar 
aos três mil euros. 
No espaço comercial El Corte Inglés 
pode comprar 20 
gramas
 por 70 euros, mas 
terá de encomendar.

Se está à procura de uma alternativa, os especialistas garantem que os cogumelos Porcini são a melhor opção do mercado.

3. Açafrão

alternativas baratas para ingredientes caros

Esta é a especiaria mais cara do mundo: para conseguir obter 500 gramas de 
açafrão são necessárias mais de 250 mil flores. Conhecida como “ouro vermelho”, esta especiaria é única e muito preciosa.

Cada fio de açafrão é colhido à mão no outono e ao amanhecer, antes que a flor do açafrão morra. Como é muito cara, 
existem diversas falsificações no mercado. Assim sendo, deve comprar este especiaria numa superfície comercial de confiança. Em média, 1 grama de açafrão custa cerca de 6,10€. Como alternativa, poderá utilizar a paprica nos seus cozinhados.

4. Quinoa

A quinoa, considerada um super alimento, começa a fazer parte da alimentação de muitos portugueses. Com origem na Colômbia, Peru e Chile, a quinoa é conhecida por ser o “grão de ouro” à conta da sua riqueza nutricional.

Ao contrário do arroz, que deve ser complementado com outra proteína, a quinoa não necessita de complemento porque contém os oito aminoácidos essenciais, uma espécie de raridade em proteínas de origem vegetal.

Apesar do aumento crescente da sua popularidade, a quinoa ainda é comprada a preços ligeiramente elevados. Se procura uma alternativa a este grão para incluir na sua alimentação, as lentilhas são uma excelente alternativa.

Em conjunto com os hidratos de carbono e com os lípidos, as lentilhas ajudam a fornecer energia ao corpo humano. Esta é mais uma das alternativas baratas para ingredientes caros desta nossa lista que não deve deixar escapar.

5. Cardamomo

alternativas baratas para ingredientes caros

O cardamomo é uma das especiarias mais conhecidas da Índia e tem conquistado um lugar importante nas cozinhas de todo o mundo. Rico em aroma e propriedades terapêuticas, o cardamomo cresceu bastante desde o início do século XIX e, como medicamento, pode ser usado para refrescar a respiração, auxiliar a digestão e acalmar infeções. Na cozinha, o cardamomo pode ser usado em sopas, arroz, caril, sobremesas, bebidas e na pastelaria.

Se procura uma opção mais em conta, poderá experimentar uma mistura simples de canela, gengibre, noz-moscada e pimenta (consoante o prato que pretende confecionar). Esta é mais uma das excelentes alternativas baratas para ingredientes caros.

6. Alho Negro

alternativas baratas para ingredientes caros

O processo de produção deste alimento é longo: 40 dias após a fermentação e depois do processo de fermentação através de água e calor (sem nenhum tipo de produtos químicos), os dentes de alho ganham a coloração negra.

Com um aroma a frutas e um novo sabor adocicado (que lembra figos secos, tâmaras e ameixas), o alho negro é uma das novas sensações do mundo da culinária. Pode ser usado num variado leque de pratos, como é o caso de carnes brancas e vermelhas, massas, doces, sopas e molhos.

Como alternativa, poderá optar pelo tradicional alho que todos bem conhecemos. Apesar de ser menos versátil vai reduzir, e muito, a conta do supermercado.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].