Publicidade:

Android Auto: porque é que precisa disto

O novo serviço da Google veio para ficar. O Android Auto promete facilitar a sua vida, principalmente se utilizar muito um serviço de GPS.

Android Auto: porque é que precisa disto
Nova plataforma desenvolvida pela Google

Se tem um carro com um display central, vai gostar da mais recente novidade da Google: o Android Auto. O que este sistema faz é, fundamentalmente, replicar aquilo que está a acontecer no seu smartphone no visor do seu carro. Menos distração e mais eficiência é aquilo que se espera.

Android Auto: tudo o que precisa de saber


android autoFonte da Imagem: Android/Divulgação

Com este sistema pode concentrar-se na sua condução e, em simultâneo, continuar atento ao que acontece no seu telemóvel. Através do Android Auto poderá continuar a prestar atenção àquilo que “chega” ao seu smartphone sem desviar a atenção da condução.

Sim, isso inclui notificações de mensagens, por exemplo. Se tiver um ecrã tátil, poderá também responder às mesmas mensagens através do display do carro (mas não em andamento). Para além disso, pode ainda escolher e controlar as músicas que tem guardadas no seu dispositivo e, por sua vez, ouvi-las no carro.

O Android Auto traz também a possibilidade de falar com o Google Assistant, a quem pode, basicamente, pedir (quase) tudo o que quiser. Pode consultar a sua agenda para aquele dia, pode pedir para aceder a determinada aplicação, pode pedir que este assistente lhe indique o trajeto mais rápido para ir de um ponto A a um ponto B… Enfim, uma infinidade de funcionalidades e acessos que pode obter através de voz.

Porque é que preciso disto? Quais são as vantagens?

Várias. Em primeiro lugar, a sua segurança. Por vezes, o telemóvel toca ou recebe uma mensagem que quer logo ver. Isso vai distraí-lo da sua condução, que deve merecer a sua total atenção. Ao ter um “assistente pessoal”, pode pedir tudo o que pretender consultar através de controlo de voz.

O Google Assistant é, na verdade, a grande vantagem deste novo software, já que pode pedir para fazer chamadas ou para chegar a casa através do percurso mais rápido. Seja qual for a ação que pretende ver feita, desde que ela seja possível no seu telemóvel, então certamente está garantida no Android Auto.

Para poder utilizar esta plataforma, deve, em primeiro lugar, fazer o download da mesma no seu smartphone e, por sua vez, ligá-la sempre que quiser aceder ao Android Auto no carro. Deve, depois, ligar um cabo USB que conecte o seu carro e o seu telemóvel.

É neste momento que deve saber se o seu veículo é compatível com o Android Auto. Existem várias marcas já “afiliadas” a este programa, que pode consultar na página oficial do Android Auto. Saiba como funciona o sistema no vídeo abaixo.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.