Publicidade:

O seu Android está a espiá-lo: saiba como impedi-lo

A Google pode andar a espiá-lo através do seu Android, gravando conversas e informações. Fique a saber como e descubra o que fazer para o impedir.

O seu Android está a espiá-lo: saiba como impedi-lo
A Google pode espiar os utilizadores a partir do Android

Não é segredo que as grandes empresas tecnológicas como a Apple e a Google conseguem aceder a imensos dados dos utilizadores, mesmo sem que estes saibam e o permitam, ao gravar conversas, por exemplo.

A Google tem espiado muitos utilizadores através dos dispositivos Android sem que estes se apercebam. Isto é possível através do assistente da Google (semelhante à Siri da Apple).

A gravação começa quando alguém diz “ok Google” (ou às vezes até quando se diz apenas “ok”). Contudo, é possível desativar esta funcionalidade. Fique a saber mais.

Como evitar que a Google espie o seu smartphone


google

George Orwell já tinha lançado o aviso há muitos anos: a vigilância é cada vez mais constante e apertada. E o mais assustador é que, muitas vezes, isso acontece sem o consentimento dos utilizadores. Empresas como o Facebook e a Google têm acesso privilegiado a milhões de dados privados e profissionais dos seus utilizadores.

A Google consegue espiar o Android através do microfone do smartphone ou tablet. Ao dizer “ok Google” ou, às vezes, apenas “ok”, o utilizador permite que as gravações sejam iniciadas.

Assim que a gravação termina, os ficheiros áudio são enviados para os servidores da Google (para a cloud). Estes ficheiros podem ser acedidos a partir de qualquer parte do mundo, desde que haja ligação à internet.

Como consultar as gravações que a Google faz a partir do seu Android

Assim que tiver feito login na sua conta Google (no Gmail, por exemplo), vá à página “A minha atividade”. Aqui vai encontrar muita informação referente a pesquisas que fez no Google, vídeos que viu no YouTube, etc.

No menu do lado esquerdo, selecione a opção “Controlodo de atividade”. De seguida, vá para baixo até encontrar a opção “Atividade de voz e áudio”. Vai encontrar aqui a lista de todas as gravações realizadas. Se pretender, desative esta funcionalidade.

gravacoes do google

Como impedir a Google de gravar as suas conversas

Existem duas formas para impedir que a Google tenha acesso às suas conversas. A primeira é desativando, no telemóvel, a opção de o dispositivo começar a gravar sempre que diz “ok Google”.

Entre nas definições do smartphone e escolha a opção Google. Em serviços, selecione pesquisa e depois clique em voz. Desative a opção que diz “deteção ok Google” (desative também esta opção para quando está a conduzir com o Google Maps ou o Android Auto). Deste modo, o assistente só vai responder ao comando “ok Google” quanto tiver a app Google aberta.

Outra forma de impedir que a Google recolha as suas conversas é retirar o acesso da aplicação Google ao microfone. Abra as definições do dispositivo e clique em “apps e notificações”. Selecione a opção Google e desative a opção de permissão no microfone.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.